Vitrine é diferencial estratégico para atrair clientes

Em um varejo a cada dia mais competitivo, a vitrine de uma loja pode ser transformada em um diferencial estratégico e, desta forma, atrair novos clientes. Para tanto, é preciso saber destinar parte da verba do marketing para tornar a fachada da loja mais atraente e despertar o interesse de quem circula no seu ponto e vendas.

Só para se ter uma ideia, pesquisas apontam que 85% dos consumidores chegam a uma decisão de compras quando está no Ponto de Venda. Ou seja, quando o cliente recebe estímulos sensoriais do marketing para chegar até o ponto de venda, é ali que ele decidirá se o levará ou não o produto, se o trocará por outra mercadoria que também esteja bem apresentada na loja ou se apenas acabará “dando uma olhada”.

Por isso, é fundamental que o lojista dedique atenção especial à vitrine do seu negócio. Não adianta deixá-la sempre igual e nem fazer mudanças de qualquer forma ou sem um planejamento estratégico. A dica é se lembrar de que as ocasiões sazonais devem estar de acordo com a decoração do ponto de venda, de forma a incentivar o consumo.

Neste período que antecede o Natal, por exemplo, devem ser levados em consideração na hora de escolher as peças, a decoração que irá compor a vitrine. Outro detalhe importante: o lojista não deve se esquecer de que quando um produto é exposto na vitrine normalmente ele vende mais do que os demais itens da loja. Neste sentido, é bom dar preferência para expor os produtos que têm estoque suficiente, evitando desta forma que o cliente entre com a expectativa de comprar e a acabe frustrado por não ter a mais mercadoria.

Em relação ao preço dos produtos expostos, ele deve estar visível, mas jamais fixado numa roupa ou num par de sapatos. A melhor opção é numerar as peças da vitrine e criar uma placa com os números e os respectivos valores dos produtos. Já as cores vida à vitrine, e por isso, são o fator mais importante para atrair o cliente. Quanto às cores escolhidas o ideal é utilizar três cores na vitrine. Tons vibrantes são para vitrines de verão e tons frios para o inverno. Vitrines masculinas têm cores mais clean, como bege, branco e marinho. Vermelho é uma ótima opção para liquidações; Rosa e o azul são bons para lojas infantis, mas muito cuidado com o amarelo, que apesar de chamativo e vibrante, tira o foco do cliente em relação ao produto.

Já a iluminação é outro ponto importante em uma vitrine. É responsável por destacar os produtos, potencializar cores e emitir a sensação de que a loja é sofisticada ou descolada, por exemplo. No momento de montar a vitrine, o ideal é preferir lâmpadas embutidas ou spots, pois conferem um visual mais elegante e limpo e a fiação não deve ser deixada à mostra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *