Mercado pet aposta em produtos premium e mais naturais

Já se foi o tempo em que o cachorro era considerado o melhor amigo do homem. Hoje, ele é muito mais do que isso: faz parte da família e, os dados comprovam, já que há mais cachorros do que crianças nos lares brasileiros. Essa forma de enxergar os animais de estimação como membros da família vem impulsionando o mercado pet a crescer em números e novidades, apresentando soluções que proporcionam melhor qualidade de vida para cães e gatos.

Apesar da crise econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos anos, o mercado pet faturou R$18,9 bilhões em 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Desse montante, 67,3% foi destinado ao setor de pet food e 8,1% ao de pet care (equipamentos, acessórios e produtos de beleza para pets). Foi neste segundo, que cresceu 5,5% entre 2015 e 2016, que a docg. iniciou seu negócio em fevereiro de 2017. Para entrar no mercado, a empresa apostou na inovação, trazendo tendências que já fazem sucesso em segmentos de produtos para humanos: produtos de beleza mais naturais. Além disso, a docg. optou pelo método de vendas diretas, que proporciona comodidade aos clientes e proporciona renda extra para os amantes de animais.

O projeto é criação de três empresários com larga experiência no segmento animal. Sandra Schuster e Flávio Pigatto são fundadores da DrogaVET, maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, e Juliano Cortes, franqueado da marca há mais de 10 anos. O catálogo de vendas da docg. inclui produtos de marca própria – composta por cosméticos diversos, com destaque para o banho seco, creme para patas e a linha dedicada aos profissionais de beleza e estética animal – além de itens de marcas parceiras.

A diferenciação trouxe resultados bastantes positivos já no primeiro ano de vida – são 11 franquias e mais de 500 consultores espalhados pelo Brasil – o que motivou a empresa a acelerar seus planos de entrada em um novo setor do mercado pet: o de alimentos. “Buscamos trazer para a linha de alimentos o mesmo conceito dos cosméticos da marca: matéria-prima de alta qualidade e composição que auxilia a saúde e bem-estar dos animais”, revela Cortes. A marca acaba de lançar bifinhos e biscoitos funcionais super premium, além de ração para cães adultos.

Todos os bifinhos contêm DHA (ômega 3), que dentre seus benefícios, melhora a imunidade, e ingredientes como zeólita, prebióticos e hexametafosfato de sódio, que melhoram as funções intestinais e auxiliam na higiene bucal. Os nomes dos produtos acompanham a linha de comunicação criativa e moderna da marca, identificando os principais benefícios: “Chega de gordice” (com weight loss complex), “Sorriso lindo e sem bafinho” (com oral care complex), “Tô de bem com a vida” e “Explosão de felicidade” (com antioxidant complex).

Já a linha de biscoitos, além de zeólita, prebióticos e hexametafosfato de sódio, contém yucca em sua formulação, ingrediente que ajuda a reduzir o odor e volume das fezes. Os nomes e designs das embalagens também despertam a atenção: “Para ficar zen” (com relaxing complex), “Foca no projeto verão” (com fit complex) e “Prove que me ama” (com antioxidant complex). A ração, classificada como premium especial, é composta por ativos que contribuem para a redução e volume das fezes, auxiliam na digestibilidade e funções intestinais, previnem o tártaro e ainda protegem as articulações. “Os produtos foram desenvolvidos por experts em nutrição animal com o objetivo de fornecer diversos benefícios, possibilitando que o tutor ofereça petiscos que colaborem para a saúde de cada animal”, revela Juliano. Os produtos podem ser adquiridos pelo site www.docgstore.com.br ou diretamente com os consultores autônomos da marca.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *