Aumento do dólar leva consumidor a buscar por boas oportunidades de câmbio

Com o aumento do dólar nesta semana, chegando a R$ 3,92 no Brasil, o consumidor, que precisa viajar nessa época do ano, tem investido mais tempo na procura procurado boas alternativas para a compra de moeda estrangeira, pois a variação no preço da moeda estrangeira influencia o planejamento de despesas da viagem.

Um levantamento recente da MeuCâmbio.com.br, site que realiza cotações diárias em diversas casas de câmbio, aponta que, apenas 23,72 % dos turistas conseguem se programar corretamente e driblar a instabilidade do dólar por meio do fracionamento de suas compras, o resultado é uma viagem tranquila, já 76,26%, acabam deixando para última hora e com isso precisam recorrer a alternativas que ofereçam menor valor na compra de câmbio.

A mais comum é a compra de moedas estrangeiras no mercado paralelo de câmbio, alternativa perigosa em que o consumidor precisa ter cuidado para não cair em armadilhas, “O câmbio no mercado paralelo não está sujeito às regras e supervisão do banco central, por isso, os consumidores estão expostos a riscos como, comprar notas falsas, ou até mesmo, contribuir indiretamente para crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e tráfego de drogas”, alerta Mathias Fischer, fundador e diretor da MeuCâmbio.com.br.

O levantamento ainda concluiu que 76,27% dos turistas acompanham a cotação de moedas regularmente e cerca de 45% deixa para comprar com apenas um mês de antecedência, arcando com valor disponível no mercado.

“O consumidor precisa se programar com antecedência, assim, ele consegue comprar pelo valor médio das operações e foge da instabilidade dos preços, outra ferramenta útil é o ranking VET, que pode ser consultado no site do Banco Central, a única desvantagem do ranking do VET é que é disponibilizado com dois meses de defasagem, e sabemos que as instituições financeiras variam entre si ao longo de um dia.” Explica Fischer.

A melhor opção ainda é a pesquisa de preço, que pode ser trabalhosa por existirem mais de 3000 alternativas de fornecedores, por este motivo, o empreendedor criou o site MeuCâmbio.com.br, que realiza a cotação online de diversas instituições, apresentando sempre a melhor opção de forma fácil e rápida sem abrir mão da segurança.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *