É possível começar 2019 com saldo positivo. Saiba como

É possível começar 2019 com saldo positivo. Saiba como

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), 86% dos brasileiros pretendem utilizar o abono salarial para pagar dívidas já existentes. Nesse caso, o risco maior é de não sobrar dinheiro suficiente para começar 2019 com saldo positivo.

Para a professora dos cursos de Gestão Financeira e Administração do Centro Universitário Anhanguera Campo Limpo, Patrícia Verzinhasse Peres é preciso anotar com precisão os valores das despesas para evitar futuros imprevistos. “O ideal é que o planejamento financeiro contenha informações detalhadas e reais de todas as despesas. Anotar números aproximados não garante a eficácia necessária”, explica.

Para isso, a professora preparou um passo a passo de como organizar os gastos de início de ano utilizando os três primeiros salários de 2019. Confira os detalhes abaixo:

• Anote quanto receberá nos três primeiros meses de 2019;

• Anote todos os gastos fixos, como aluguel, conta de luz, supermercado, etc;

• Anote todos os gastos sazonais de janeiro, fevereiro e março, como material escolar, matrícula de escola ou faculdade, IPVA, IPTU, Imposto de Renda, etc;

• Monte uma planilha no Excel, aplicativo ou no papel e adicione todos os dados;

• Some todas as despesas de cada mês e subtraia do salário mensal;

Feito isso, é possível que a soma das despesas seja maior que o rendimento mensal. Caso isso aconteça, o ideal é checar qual pode ser quitada à vista e qual pode ser parcelada. Siga para a próxima dica:

• Na planilha adicione duas colunas, uma para gastos à vista e outra para parcelados;

• Reflita se o parcelamento é sem ou com juros. Veja se os juros valem realmente a pena;

• Some as duas colunas criadas: à vista e parcelado

Dessa forma, segundo a Patrícia é mais fácil de colocar tudo dentro do orçamento. No entanto, ela indica para aqueles que ainda assim estão com dificuldades em manter o saldo no positivo, que vejam quais despesas são primordiais e quais podem ser evitadas. “Gaste apenas com o essencial até conseguir equilibrar essa conta”, conclui a docente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *