Startup de Curitiba conecta profissionais de limpeza com mercado de trabalho


O mercado se startups vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Hoje em todo o País são mais de 10 mil startups, que movimentam alguns bilhões de reais. Essas empresas estão fazendo a diferença nos mais diversos setores. Eu conversei com o empresário curitibano Thiago Silva e ele me disse que para ser um empreendedor bem-sucedido não basta ter uma ideia inovadora, tem que conhecer o setor em quem vai atuar e, principalmente, saber trabalhar com as pessoas. Na sua opinião, o mercado de startup é o futuro da nova economia.
Thiago Silva depois de atuar por sete anos no mercado financeiro e por mais três anos na área de negócios em empresa do setor automobilístico, decidiu empreender. Formado em Ciência da Computação optou como segunda opção de graduação pelo curso de Administração. Há dois anos, e aos 28 anos de idade, percebeu que os serviços de limpeza eram um nicho pouco explorado pelo mercado de startups. Com o contato quase diário com a realidade das profissionais do setor, no caso sua mãe e sua sogra que atuam no ramo de limpeza, enxergou a necessidade de trazer mais profissionalismo para a área e criou uma startup que padroniza serviços de diarista e conecta profissionais autônomas com o cliente final, seja ele pessoa física ou jurídica.
Para dar vida ao projeto, ainda durante a graduação em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Thiago Silva procurou o Programa Institucional e Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da instituição. Lá, encontrou três elementos necessários para dar os próximos passos, que são a capacitação, o networking e, inclusive o investimento para abrir a empresa. O jovem empresário me disse que essa parceria contribuiu não apenas para a transformação do seu sonho em um negócio palpável, mas também para impulsionar o seu pensamento empreendedor e inovador.
Hoje, 18 meses após o início do projeto em Curitiba, a startup denominada de Clean House Express, já está atuando em cinco cidades do Paraná e Santa Catarina e, em 2019, vai ingressar nos mercados de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Blumenau e Florianópolis. O empresário me contou que só no ano passado o faturamento mensal cresceu 318%, chegando a R$ 60 mil mensais. Para este ano, a startup de limpeza já conta com 300 diaristas cadastradas e deve faturar R$ 1,8 milhão. Só para se ter uma ideia, no ano passado, foram realizadas mais de 3 mil faxinas, totalizando 12 mil horas de trabalho para mais de 600 usuários.
Mas a Clean House Express não se limita a ser apenas uma conexão entre profissionais e o mercado de trabalho; ela também procura oferecer capacitação para seus colaboradores. Por isso, todas as diaristas cadastradas passam por um treinamento na PUCPR, onde têm aulas sobre questões burocráticas, como a abertura de uma Microempresa Individual (MEI), bem como os benefícios oferecidos pelo governo com a formalização, além de questões sobre comportamento no ambiente de trabalho e atendimento ao cliente. E para valorizar ainda mais as profissionais há uma premiação para reconhecer aquelas que se destacam.
O preço do serviço oferecido pela Clean House Express varia pelo número de horas trabalhadas. No site cleanhouseexpress.com.br, o cliente pode fazer a simulação e saberá o quanto pagará pela faxina. A taxa de 20% do serviço é paga pelo cliente.








