Ser mãe e profissional no ambiente corporativo: o grande desafio

Ser mãe e profissional no ambiente corporativo: o grande desafio

As mulheres vêm há anos trabalhando duro para conquistar seu espaço no mercado de trabalho e têm conseguido cada vez mais cargos e salários melhores, por mostrarem que podem desempenhar as mesmas funções que os homens, e com excelência. Entretanto, o preconceito e a discriminação com mulheres ocupando cargos gerenciais ou que exijam esforço físico ainda existe. Entretanto, as melhorias são visíveis e elas continuam mostrando o seu poder para que isso acabe, afirma Fabio Abate, sócio diretor do Netas Treinamento empresarial e Desenvolvimento de pessoas.

Segundo Abate, muitas mulheres têm o grande sonho de serem mães e o medo de que a realização deste sonho impacte em sua carreira acaba às deixando receosas sobre o momento ideal para isso. Assim como também é comum que mulheres que já são mães e têm o sonho de crescer no ambiente corporativo, acabem deixando sua carreira de lado por achar que não seria possível conciliar as duas coisas. “É importante que as pessoas entendam que com foco, planejamento e organização é possível aliar as duas funções e ser uma mãe e profissional realizada. Diversas mulheres vivem essa dupla jornada felizes e produtivas e ainda são referência de sucesso para seus filhos”, destaca.

Principais desafios das mães que trabalham

Os desafios das mães que trabalham são muitos e ocorrem diariamente, já que com crianças em casa as surpresas não são raridade e sempre há algo novo a ser feito. Porém, dentre os principais desafios enfrentados pelas mães que também atuam no mercado de trabalho, O Netas destaca os seguintes:

• Encontrar uma boa creche ou babá de confiança para cuidar das crianças durante o horário de trabalho;

• Ter tempo para preparar comida, dar banho, ajudar nas tarefas escolares e brincar com os pequenos;

• Ter disponibilidade para comparecer nas reuniões e eventos escolares;

• Precisar se ausentar do trabalho quando a criança fica doente.

“Tudo isso pode parecer bastante complicado em um primeiro momento, mas com disciplina e muito amor, é
possível desempenhar com excelência os dois papéis. Afinal, sabemos da importância de ser uma boa profissional e como dar esse exemplo em casa pode impactar na educação das crianças.O importante é que a mãe faça a escolha que julgue melhor para si. Têm mulheres que realmente preferem abandonar a carreira e se dedicar exclusivamente à educação de seus filhos e não há problema nisso, desde que a faça sentir-se plenamente feliz e realizada”, explica o sócio diretor do Netas Treinamento Empresarial.

Investindo em tempo de qualidade com os filhos

Sabe quando a pessoa não consegue se desconectar do trabalho e todo o tempo que passa com a sua família, permanece checando e-mails, falando ao telefone ou até mesmo acessando as redes sociais? Essa cena está muito comum nos dias de hoje e esse é um dos principais motivos que fazem com que as mães que trabalham fora pensem que não é possível ser uma profissional bem-sucedida e acompanhar o crescimento das crianças.

Para contornar essa situação, investir em tempo de qualidade com os filhos é imprescindível. “Tempo de qualidade” é uma expressão utilizada para falar do tempo que passamos realmente aproveitando o momento, e neste caso, dando total atenção às crianças. Ou seja, ao invés da mulher passar várias horas do seu dia com seus filhos, mas sem estar de fato conversando com eles, brincando com eles e curtindo a sua presença, esse tempo não é de qualidade. O que significa que se ela reservar um tempo menor em meio à sua rotina, mas usá-lo com qualidade, ele será muito mais positivo para a sua relação com os pequenos.

O mesmo vale para o trabalho. Focar totalmente em suas tarefas durante o expediente é primordial para que quando a mulher saia do escritório, possa ocupar a sua mente com sua função de mãe. Portanto, o equilíbrio é a chave do sucesso de uma mãe e uma profissional bem-sucedida dos dois lados. Investindo em tempo de qualidade, a mãe sentirá as mudanças positivas em sua vida pessoal e profissional, afirma Abate.

O Netas oferece um treinamento completo, que visa desenvolver em seus colaboradores a valorização de hábitos saudáveis, produtividade, conhecimento, networking e equilíbrio, o que também pode ajudar suas funcionárias que são mães a se sentirem realizadas em todo os âmbitos de sua vida.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *