Duratex e Lenzing seguem no projeto de construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo

Duratex e Lenzing seguem no projeto de construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo

A Duratex, uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, e a Lenzing Group, líder mundial em fibras especiais de celulose, anunciam a construção de uma das maiores linhas de celulose solúvel do mundo, localizada no Triângulo Mineiro, nas cidades de Indianópolis e Araguari. O planejamento técnico e os processos de aprovação das duas empresas foram concluídos com sucesso.

A fábrica da LD Celulose, joint venture que conta com participação de 51% da Lenzing e 49% da Duratex, tem investimento industrial previsto de US﹩ 1,2 bilhão. A planta terá capacidade de fabricar 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A unidade vai gerar até 2022, data em que ela começará a operar, cerca de 8 mil empregos diretos durante a fase de construção, e depois empregará aproximadamente 1,1 mil pessoas na operação da planta industrial e da floresta que vai abastecê-la.

“Este anúncio confirma a continuidade de um projeto que temos realizado desde 2018, de forma muito assertiva e eficiente. Além disso, traz para o estado de Minas Gerais a união de duas empresas que são benchmark na gestão industrial de madeira e floresta, construindo então uma forte parceria no setor, de forma a posicionar o Brasil como um dos maiores produtores mundiais de celulose solúvel”, avalia Antonio Joaquim de Oliveira (foto), presidente da Duratex.

“As fibras especiais de celulose são uma contribuição importante para mais sustentabilidade na indústria têxtil em todo o mundo. Em linha com nossa estratégia corporativa, ‘sCore TEM’, estamos comprometidos com um forte crescimento orgânico nessa área. Essa planta nos permitirá ser ainda mais independentes e fortalecer nossa posição no mercado. Estamos muito satisfeitos por podermos implementar esse projeto e ver isso como reconhecimento e confiança em toda a equipe”, afirma Stefan Doboczky, CEO do Lenzing Group.

“As obras de infraestrutura estão em andamento e o início de operação da fábrica está programado para o primeiro semestre de 2022. O desenvolvimento socioeconômico terá impacto positivo em toda região. Reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar com as melhores práticas ambientais”, enfatiza Luís Kunzel, CEO da LD Celulose.

Sustentabilidade

Além da alta capacidade produtiva, outro destaque da nova planta é o aspecto sustentável. A unidade já conta com 44 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto de alto desempenho, fruto de um longo trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Duratex. As florestas que irão abastecer a fábrica possuem certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), código de licença FSC-C006042, o que garante uma gestão economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

A nova planta também é uma das fábricas com maior produtividade e eficiência energética do mundo. Autossuficiente, fornecerá mais de 40% da energia à rede pública na região como energia renovável a partir de biomassa.


Localização estratégica

A localização da fábrica no Triângulo Mineiro é estratégica, pois tem boas conexões às redes ferroviária e rodoviária, assim como aos portos de Espírito Santo e São Paulo. O projeto da LD Celulose foi classificado pelo governo do estado de Minas Gerais como prioritário devido aos seus efeitos econômicos positivos e à criação de um número significativo de empregos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *