Bolsa reage e fecha com leve alta
Num pregão marcado pela instabilidade a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou a rodada de negócios desta quinta-feira (22) com valorização modesta, sustentada principalmente pelas ações da Vale. O alto deficit grego e a inflação acima das expectativas nos Estados Unidos deram o tom ao mercado acionário. As Bolsas europeias amargaram perdas enquanto as americanas mal escaparam do terreno negativo.
O índice Ibovespa, principal termômetro dos negócios da Bolsa paulista, teve ganho de 0,10% no fechamento, aos 69.386 pontos. O giro financeiro foi de R$ 6,47 bilhões. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York, subiu 0,8% na conclusão das operações do dia.
Segundo operadores, a alta da Bovespa foi motivada pelas ações da Vale. Papel mais negociado pelos investidores com volume de R$ 840 milhões, a ação preferencial teve alta de 0,56%, enquanto a ordinária, com movimento de R$ 232 milhões, subiu 0,35%. Entre as principais notícias relacionadas á Vale, a gigante da siderurgia alemá ThyssenKrupp anunciou que fechou um acordo com a empresa brasileira, aceitando um reajuste em torno de 100% para algumas variedades do minério de ferro. Já a ação preferencial da Petrobras, seguiu o tom geral dos negócios e sofreu perdas de 1,28%, com negócios de R$ 674 milhões.








