Construtora Hugo Peretti comemora 75 anos com a terceira geração da família na direção

Construtora Hugo Peretti comemora 75 anos com a terceira geração da família na direção

A Indústria da Construção Civil é um dos setores mais importantes para a economia. Isso porque o desenvolvimento e a capacidade de produção do país estão relacionados diretamente com o crescimento desse setor. No Paraná atuam hoje 3 mil construtoras dos mais diversos portes. Entre elas está a Hugo Peretti, que é uma das pioneiras de Curitiba e está completando 75 anos.

A empresa 100% familiar que hoje está sendo dirigida pela terceira geração, foi criada em 1945 quando o mundo estava diante do desafio de se reconstruir e inovar o ambiente de negócios global, destruído pela Segunda Grande Guerra. Neste novo cenário, onde a produção ditava as regras da retomada pelo crescimento econômico, o engenheiro Hugo Peretti desenvolveu o modelo de uma construtora ágil e com elevada qualidade de serviços.

Apaixonado pela construção civil, o dono da construtora que deu o seu nome à empresa, vislumbrava Curitiba como uma cidade moderna, com avenidas amplas, transporte coletivo pleno e equipamentos urbanos modernizados. Em seus projetos pioneiros, Hugo Peretti criou o conceito preservado até hoje por seus descendentes empresariais, que é o construir atendendo os desejos do cliente.

Primeiro arranha céu de Curitiba

Em 1954, a Hugo Peretti já era reconhecida como uma das líderes do mercado. Foi então que deixou de construir residências térreas e pequenos edifícios para começar a construção de sua primeira grande obra, que foi o Edifício Silva Lopes, o primeiro “arranha céu” de Curitiba, na Rua Comendador Araújo esquina com Visconde do Rio Branco.

Nestes 75 anos, a Hugo Peretti construiu mais de cem edifícios residenciais, comerciais e públicos, e também foi a responsável pela construção dos Hospitais São Judas Tadeu, Erasto Gaertner e Maternidade Santa Brígida.

Eu conversei com os diretores da construtora, Percy Peretti e Hugo Peretti Neto, e perguntei a eles qual é o segredo para se manter em meio a tantas crises econômicas e também continuar como empresa familiar? Segundo os empresários, durante todo o tempo a construtora superou crises. De acordo com eles, o mercado em si tem ciclos, existem épocas que se constrói demais e momentos que se constrói de menos. Isso é um ciclo natural.

“Quando o mercado está muito bom, todo mundo quer construir, depois ele acaba entrando numa normalidade e baixa. Por isso, é natural que venham as dificuldades.  Mas mesmo assim a Hugo Peretti sempre trabalhou com foco, equilíbrio, uma equipe enxuta, e consistente. E o segredo na visão da família Peretti é permanecer”, afirmam os diretores.

Aumento das vendas

Nos meses de janeiro e fevereiro ( antes da pandemia) a construtora registrou um aumento de 42% nas vendas, se comparado a igual período
de 2019, mostrando um mercado que já estava em aquecimento.

Nos meses de julho e agosto deste ano (logo após o período de maiores
incertezas durante a pandemia) a construtora registrou aumento nas
vendas de 54% em relação a semelhante período do ano passado;

Outro ponto positivo é que em 75 anos de mercado, a Hugo Peretti tem um índice baixo de rotatividade de funcionários, em média de 8% nos últimos dois anos, incluindo a pandemia do novo coronavírus de 2020. Funcionários administrativos têm uma média de mais de 15 anos de empresa. 

Valorização do imóveis construídos

A direção da construtora também faz questão de destacar a valorização dos imóveis, citando como exemplo o Edifício L’Excellence, que é o primeiro empreendimento no Ecoville da Hugo Peretti, que teve uma
valorização de cerca de 100% em três anos, fora rentabilidade mensal
durante esse mesmo período no caso de o proprietário fazer uma
locação.

Pesquisa de satisfação dos cliente em 2020 registrou nível de satisfação e recomendação de 85%, o que mostra que uma vez que compram um Hugo Peretti na maioria das vezes seguem como clientes da construtura, assim como seus filhos e netos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *