Sindicato lança primeiro aplicativo do Brasil para o transporte de cargas

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) lançou o primeiro aplicativo do Brasil direcionado ao setor do transporte rodoviário de cargas. Além de o usuário receber notícias atualizadas e informações do sindicato em primeira mão, profissionais que estejam em busca de emprego também poderão cadastrar o currículo em um banco de dados disponível no aplicativo, que enviará uma notificação quando surgirem vagas. Também é possível pesquisar vagas específicas e se candidatar. A ferramenta é gratuita e está disponível na Apple Store (para sistemas iOS) e na Google Play (para Android).

“O aplicativo permite um acesso mais simples e fácil às principais informações do sindicato, com transparência e agilidade. Nós acreditamos que devemos ser protagonistas não apenas das lutas para o crescimento do setor, mas da maneira de nos comunicarmos”, diz Fernando Klein, vice-presidente do Setcepar.

Desenvolvido pela agência digital Red, o aplicativo é leve (tem apenas 17 MB) e traz dez funções em sua primeira versão. De acordo com Rodrigo Mengue, gerente da agência, o objetivo foi criar uma comunicação rápida e organizada. “É possível enviar informações urgentes diretamente aos usuários, que receberão uma notificação em seu aparelho. É uma forma de o sindicato estar praticamente 24 horas com seus associados e com os profissionais em geral”, disse.

O aplicativo é o primeiro do Brasil desenvolvido para o setor e atesta o pioneirismo do sindicato. Neste ano, em parceria com o Grupo Educacional Opet, o Setcepar lançou o primeiro MBA a distância para o transporte rodoviário de cargas. O curso “Gestão Estratégica de Empresas de TRC” é direcionado a profissionais de diversos segmentos do setor e tem duração de um ano e meio.

Funções

Nesta primeira versão, o aplicativo Setcepar fornece dez funções:

Notícias e newsletter – notícias do setor e do sindicato. O aplicativo também entrega duas vezes por semana uma newsletter com os destaques.

Agenda de eventos – o aplicativo envia uma notificação aos usuários com detalhes de todos os eventos que ocorrerão no sindicato, sempre com botão para inscrição, que pode ser feita no próprio celular.

Cadastro de empresas associadas – é possível verificar todas as empresas associadas ao Setcepar, filtrar por nome, estado e cidade, sempre com telefone e acesso ao site. As empresas também podem verificar se há alguma informação desatualizada e solicitar a atualização.

Quem leva minha carga – a função permite que o usuário encontre a empresa certa para levar determinada carga, sempre filtrando por segmento, origem e destino.

Banco de currículos e vagas – motoristas e outros profissionais do transporte de carga podem cadastrar seu currículo e pesquisar vagas em transportadoras. O aplicativo envia uma notificação quando houver uma nova vaga.

Convênios – a ferramenta também informa quais empresas são parceiras do Setcepar e quais descontos os associados podem obter.

Mantenedores – lista e contato de todos as empresas mantenedoras do sindicato.

Vídeos e integração com o YouTube – integração de todos os vídeos do sindicato publicados no canal do Setcepar no YouTube.

Notificações – o celular vibra e emite um som para avisar que há uma nova notícia, vaga ou evento. O logotipo do aplicativo no celular também sinaliza com um círculo vermelho, para avisar ao usuário que há novidade.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *