Bancos ajudam a controlar orçamentos
Quem é que nunca teve problemas para saber administrar o que ganha e o que gasta? Para ajudar seus clientes a melhor controlar seus orçamentos, vários bancos estão oferecendo serviços gratuitos que permitem ao cliente controlar os seus ganhos, com previsão de receitas e gastos, bem como saber quanto vai sobrar no fim do mês.
O Banco do Brasil oferece aos correntistas o gerenciador de finanças pessoais na sua página na internet (www.bb.com.br) desde 2001, mas passou a dar mais ênfase ao produto este ano. Ao acessar a página da instituição, a ferramenta permite ao cliente ter informações de todas as suas contas e cartões de crédito e classificá-las em categorias. Alguns lançamentos, como pagamento de conta de água, têm reconhecimento automático.
O ABN AMRO Real faz palestras sobre educação financeira para seus clientes há três anos e também passou a liberar no seu site (www.bancoreal.com.br) uma planilha que permite o controle de todas as receitas e gastos do mês.
O Bradesco (www.bradesco.com.br) tem cerca de 52 mil usuários cadastrados para usar o serviço de gerenciadores, que existe desde 1999.
O Santander (www.santander.com.br) oferece há 18 meses consultoria completa de investimentos com agenda financeira aos clientes com renda acima de R$ 4 mil.
O Mercantil (www.mercantildobrasil.com.br) faz palestras e presta consultoria de orçamento familiar em empresas há quatro anos. Desde setembro, o Itaú tem disponível em seu site (www.itau.com.br) uma cartilha de uso da conta corrente e o Citibank (www.citibank.com.br) oferece um extrato consolidado mensal com todas as informações do serviço.