Produção industrial do Paraná é destaque no Brasil
A produção industrial do Paraná cresceu 13,6% no mês de outubro em relação a setembro, muito acima da média nacional de 2,8%, e teve um aumento de 14,4% quando comparada a igual mês do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor que mais cresceu, na comparação com outubro de 2006, foi o de veículos automotores, com taxa de 66%. Outro destaque ficou com a indústria de máquinas e equipamentos que cresceu 44,4% . O setor de alimentos teve incremento positivo de 6,4%.
Nos dez primeiros meses do ano, a produção industrial do Paraná teve o terceiro melhor desempenho do país, com aumento de 7,6%, ficando atrás de Minas Gerais (8,6%) e Rio Grande do Sul (7,9%). No Paraná, o setor que mais contribuiu em 2007 foi o de veículos automotores com crescimento de 27,5%, seguido por máquinas e equipamentos (20,6%) e alimentos (3,7%). Por outro lado, as principais quedas no ano foram no setor de madeira (-7,1%), refino de petróleo e produção de álcool (-2,8%) e edição e impressão (-2,7%).