Mulheres buscam mais os novos negócios, porém desistem mais que os homens

O número de mulheres que buscam abrir novos negócios aumenta a cada ano. Uma pesquisa do Sebrae do Paraná mostra que 65% dos participantes do Programa de Orientação para o futuro empresário, são mulheres e 35% são homens. Porém, quando se observa o índice de conclusão do programa verifica-se que as mulheres desistem mais do que os homens e deixam o programa antes do final. Ou seja, apenas 55% das mulheres concluíram o programa.

Já o perfil das futuras empreendedoras paranaenses que buscam o Sebrae antes de abrir um negócio é em sua maioria mulheres da classe A, casadas e que nunca foram empresárias.

Um detalhe desanimador pelo lado feminino: 83% das mulheres que concluíram do programa até dois anos atrás não abriram a sua empresa; 5% abriram e fecharam o negócio e apenas 12% estão prosperando, contra 28% do lado masculino.

E por que será que as mulheres desistem dos negócios? Nada menos do que 39 motivos foram citados. 35% disseram que abandonaram o negócio  porque não tinham o dinheiro necessário; 11% tiveram receio de não prosperar; 10% não se sentiram seguras em ser empresária e 9% arrumaram emprego antes de abrir sua empresa. 

Quanto aos segmentos preferidos para o empreendedorismo feminino, alimentação, serviços de estética, vestuário e artigos para presente representam nada menos do que 50% das novas empresas abertas pelas mulheres nos últimos anos.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *