Nível de emprego continua em alta no Paraná
O nível de emprego formal cresceu 5,61% no Paraná, nos primeiros seis meses do ano, em relação a igual peíodo de 2007. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), foram criadas 109.162 vagas em todo o estado, com destaque para o interior e municípios com menos de 50 mil habitantes.
Os 29 principais municípios apresentaram no 1º semestre de 2008, crescimento do nível emprego de 4,61% (64.527 vagas, 59,11% do total). Em contrapartida, os outros municípios apresentaram crescimento de 8,15% (44.635 vagas, 40,89% do total). Na Grande Curitiba, o crescimento foi de 4,47% com a abertura de 34.900 postos de trabalho. No interior, o emprego cresceu 6,37%, correspondendo a abertura de 74.262 vagas.
Nas mesorregiões paranaenses o Dieese observou que em quatro das dez houve aumento no nível de emprego superior ao total do estado, com destaque para as mesorregiões do Norte Pioneiro (12,55%, 9.227 vagas), devido ao bom desempenho ocorridos nas regiões de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibaiti; Noroeste (12,10%, 13.082 vagas), influenciada pelo bom desempenho verificado nas microrregiões de Paranavaí e Cianorte; e o Norte Central (7,76%, 30.568 vagas), influenciado pelo bom desempenho ocorrido em praticamente todas as microrregiões, com destaque para Porecatu, Astorga e Ivaiporá.
Os piores resultados no primeiro semestre foram observados nas mesorregiões do Centro Oriental (1,79%, 2.238 vagas), influenciado pela queda de empregos em Telêmaco Borba e o fraco desempenho ocorrido nas microrregiões de Jaguariaíva e Ponta Grossa; Centro Sul (2,88%, 1.651 vagas), conseqá¼ência do baixo desempenho nas regiões de Pitanga e Guarapuava; e no Sudeste (3,41%, 1.484 vagas), puxado pelo baixo crescimento observado em Prudentópolis e União da Vitória.








