You are here
Home > Sem categoria > Os 25 anos do Shopping Mueller

Os 25 anos do Shopping Mueller

O primeiro shopping center de Curitiba, que é o Mueller, comemora 25 anos, nesta sexta-feira (12), em grande estilo, no Castelo do Batel. O shopping pertencente aos empresários Salomão Soifer e Sabrina Peretti, cresceu muito nestas duas décadas e meia.

Inovação foi uma palavra presente na história deste shopping desde seus primeiros dias. Não apenas por ser o primeiro shopping de Curitiba, mas até mesmo pela sua localização. Enquanto a história dos shoppings brasileiros mostra uma tendência da implantação de complexos comerciais afastados dos centros urbanos, o Mueller foi instalado no coração da cidade, local onde funcionou uma das indústrias mais antigas de Curitiba, que por sinal cedeu seu nome ao shopping.

Aliás, até na hora de escolher um nome para o primeiro shopping center de Curitiba,  a tradição falou mais alto. Milton Gurtensten e Salomão Soifer solicitaram a um taxista que os conduzisse ao Irmãos Mueller, sem citar o endereço. Sem hesitar, o motorista chegou ao destino correto. Isso selou o nome do novo empreendimento ao demonstrar a força da relação entre o local e o nome da família que, por tantos anos, ajudou a construir a história da região.

Nestes 25 anos o shopping passou por algumas transformações, acompanhando a evolução da cidade. Em 1990, ganhou o Top Mueller, que abriga a praça de alimentação. Em 2001 começaram as ampliações que terminaram em 2003 com a inauguração das oito salas de cinema, um novo estacionamento e a passarela na Rua Mateus Leme. Hoje o Shopping Mueller tem 188 lojas e 19 quiosques.

Um pouco da história do empreendedor Salomão Soifer e da bióloga Sabrina Peretti

Encontrar o empresário Salomão Soifer caminhando tranqá¼ila e orgulhosamente pelos corredores do Shopping Mueller, fazendo compras, conversando com lojistas ou almoçando um sanduíche na Praça de Alimentação é fato bastante comum. Isso para quem o conhece. Caso contrário, aquele senhor grisalho, carismático e bem humorado passa totalmente despercebido em meio á s 30 mil pessoas que circulam diariamente pelo Shopping Mueller.

Dos 75 anos de idade, completados em setembro, mesmo mês do 25o aniversário do Shopping Mueller, Salomão Soifer acumula meio século de puro empreendedorismo. Da infá¢ncia humilde ao sucesso do primeiro shopping center de Curitiba, os anos renderam-lhe sabedoria e experiência – mas não lhe roubaram a simplicidade.

A história de Salmoão Soifer provoca lembranças dos curitibanos que viveram a mesma época que ele – mesmo efeito exercido pela exposição em cartaz no Piso Cinemas do Shopping Mueller sobre os 25 anos do empreendimento. Tudo começou na estação ferroviária de Curitiba. Aos sete anos e órfão de pai, o pequeno curitibano queria arrumar uma maneira de ganhar dinheiro para comprar uma patinete. Espelhou-se nos carregadores de malas que via na estação e começou a fazer o mesmo, em troca de algumas moedas. Tinha que escolher as malas menores, porque eu era muito pequeno”, lembra. Conduzindo os recém-chegados á s pensões, percebeu outra oportunidade – indicar os turistas aos estabelecimentos em troca de alguns trocados. E assim começava a vir á  tona seu talento para os negócios.

Mais tarde, estudante do Colégio Estadual, foi aprender a arte da joalheira na então Relojoaria Progresso, onde trabalhou na montagem de despertadores. Só saiu de lá para abrir seu próprio negócio, a Relojoaria Jóia, na Rua Barão do Rio Branco. Formou-se em Direto pela PUC-PR, em 1963, com ninguém menos do que Juscelino Kubitschek de Oliveira como paraninfo de sua turma, mas sequer exerceu a profissão. Adquiriu seu primeiro terreno na Avenida Marechal Deodoro, onde construiu um prédio que logo foi vendido para o poder público. Em seguida, já formado em Administração pela FAE, participou de alguns empreendimentos imobiliários, como os loteamentos Jardim Menino Deus, na Estrada do Atuba, e Cidade Jardim, em São José dos Pinhais.

Mas, não era isso que queria. Vendeu sua parte nos loteamentos e passou a investir em novos negócios. Um dia, passeando por um dos mais tradicionais shoppings centers de São Paulo com sua família, ocorreu-lhe que Curitiba ainda não tinha um empreendimento daqueles. Já na capital paranaense, viu o prédio da antiga fábrica de fundição da família Mueller e, junto com seu sócio, Milton Gurtensten, teve a certeza de que aquele era o local para a estréia de Curitiba no mercado de shoppings centers. በpreciso ir atrás do que acreditamos”, afirma o empresário que não sossegou até que a compra do terreno, estudo de viabilidade e projeto estivessem concluídos.

Após quatro anos entre projeto e obras, Salomão Soifer e Milton Gurtensten inauguravam o primeiro shopping center de Curitiba, com 100% de ocupação. Soifer garante que o apoio e participação constantes da família e do sócio foram fundamentais para o sucesso do empreendimento. Tanto que até hoje todos fazem parte do Shopping Mueller. Os filhos David e Simone fazem parte da diretoria. A outra filha, Suzanne, mantém um empreendimento dentro do shopping. Sabrina e Gabriela Gurtensten assumiram o lugar do pai na sociedade. E uma das netas, Liana, já é executiva no outro empreendimento do avô, o Shopping São José, em São José dos Pinhais.

Casado há 53 anos com a artista plástica Guita Soifer, Salomão Soifer mantém uma rotina intensa de trabalho. Começa á s 7h30 e continua sem hora para terminar. Quem gosta do que faz não trabalha”, costuma dizer. A disposição é garantida também pela prática de exercícios. Não em academias ou parques públicos, mas pedalando em sua bicicleta em pleno estacionamento do Shopping Mueller.

Por fim, como se não bastassem as comemorações pelos 25 anos do Shopping Mueller e pelos seus 75 de vida, Salomão Soifer ainda terá um importantíssimo compromisso em sua agenda de setembro – a chegada de seu quarto bisneto, prevista para os próximos dias.

A bióloga que se tornou empresária

Com apenas 23 anos, Sabrina Peretti Gurtensten viu seu mundo transformar-se para sempre. Em 1991, um acidente de carro tirou a vida de seus pais, obrigando-a a assumir da noite para o dia a direção de dois shoppings e diversos empreendimentos imobiliários. Meu pai dizia que sempre devemos fazer do limão uma limonada”, lembra Sabrina. Assim, com a determinação e a disciplina herdadas do arrojado empreendedor Milton Gurtensten, a jovem bióloga empenhou-se em manter a prosperidade dos negócios da família.

Curitibana, discreta e avessa á s exposições públicas, Sabrina Peretti Gurtensten é vice-presidente do Shopping Mueller. O aniversário de 25 anos do Muller a faz lembrar da época em que seu pai idealizou o empreendimento, das batalhas que travou na fase da construção e da alegria dele ao ver o shopping pronto e funcionando a todo o vapor.

Ela conta que mesmo sendo um homem muito ocupado e concentrado no trabalho, o pai nunca deixou de almoçar e jantar em casa quando estava em Curitiba e adorava viajar e passear com a família. Sabrina tem três filhos, Meila, Kim e Alícia, com quem passa todo o tempo possível.

Milton Gurtensten mesmo sem imaginar o que lhe reservara o destino, preparou as filhas para assumirem os negócios da família e sempre contou com o apoio, o estímulo e a compreensão da esposa e amiga, a artista plástica e vereadora Laís Peretti. Hoje, Sabrina tem o amparo e o incentivo constantes de sua irmá mais nova, Maria Gabriela.

Assumir a vice-presidência do Shopping Muller foi um grande desafio e custou á  Sabrina meses de adaptação, pois sua experiência profissional até então fora a administração de duas lojas no shopping. Empenhou-se com afinco, fez o curso de Gestão Empresarial e lutou para vencer o preconceito de quem duvidava que ela pudesse substituir o pai na função que exerce.

Segura e bem sucedida, Sabrina ganhou paulatinamente o respeito e carinho das pessoas com quem trabalha. Hoje em dia, vê-la percorrendo os corredores do Mueller sempre alegre, conversando, estudando maneiras de inovar o shopping pioneiro da capital paranaense ou simplesmente fazendo compras e lanchando na praça de alimentação, são cenas comuns. Responsável por negociações que trouxeram para Curitiba marcas famosas e de espírito inovador, herdou do pai o gosto por viajar e busca inspiração para inovar a empresa nas viagens que faz.
 

One thought on “Os 25 anos do Shopping Mueller

  1. Conheci toda família peretti! Admiro muito as meninas! Sabrina e Gabriela! Muita saudades da Débora que partiu no acidente! Felicidades as meninas! Sucesso a todas! Família de Deus

Deixe uma resposta

Top