Ontem meu colega, hoje meu chefe. E agora?
Saber se relacionar com os colegas de trabalho é um dos principais requisitos para quem quer garantir a qualidade do ambiente e do próprio trabalho. Segundo Susane Zanetti, diretora da ZHZ Consultores, a arte de se relacionar é um grande desafio para qualquer profissional de mercado, visto que lidar com pessoas é um aprendizado constante nas organizações.
Em geral, os profissionais se deparam com a seguinte questão: Ele já foi meu colega de trabalho e agora virou chefe e nosso relacionamento mudou completamente. Como vou administrar isto? Para Susane, esta situação é comum nas organizações, pois a mudança na hierarquia pode alterar a qualidade do relacionamento, ou seja, o problema pode surgir de um dos lados ou de ambos. Ou seja, o profissional que é promovido pode achar que agora vai passar a deter o poder e que deve comportar-se de maneira diferente, alterando os limites e cobrando de outra forma os resultadosâ€, diz.
Segundo ela, o subordinado pode sentir que a relação mudou. São questões do dia-a-dia da empresa e exigem, principalmente, maturidade nas relações de trabalho. No entanto, esta maturidade pode ser alcançada com a capacidade de autocítica constante, disposição para ouvir, reconhecimento das lideranças entre as pessoas (seus valores, desejos e maneira de ser) e a capacidade de receber e dar feedback e evitando julgamentos precipitados, preconceitos e rótulosâ€. Se cada profissional conseguisse colocar pelo menos 50% destes cuidados em prática teria uma qualidade de relacionamento muito melhorâ€, comenta a especialista em gestão de pessoas. A questão é que tendemos a achar que os problemas estão nos outros, negando que somos parte deste problema. A realidade tem mostrado que, quando assumimos a nossa parcela de responsabilidade nos problemas de relacionamento, conseguimos resolver grande parte deles. Após esta conscientização, os cuidados acima podem surtir efeitoâ€, conclui.