Palestra enfoca Sistema Público de Escrituração Digital

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR) promove na próxima quarta-feira (22), das 8 á s 10 horas no Hotel Bourbon, em Curitiba, palestra sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A novidade, que já está sendo adotada por algumas empresas como projeto piloto, funcionará como um banco de dados unificado para os fiscos e órgãos reguladores e terá informações digitais de tudo que as empresas compram, vendem e contabilizam, além do pagamento dos tributos. Em outras palavras, é uma nova forma das empresas se relacionarem com as autoridades, expondo ainda mais suas eventuais inconsistências fiscais.

O SPED, dividido em Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Fiscal Digital (EFD) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), é uma iniciativa integrada das administrações tributárias federal, estadual e municipal que consiste na modernização da sistemática atual de cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelas empresas. São vários prazos a serem cumpridos, a exemplo de 1° de janeiro de 2009, ocasião em que várias empresas já estarão obrigadas a cumprir a EFD.

O foco da apresentação será as principais mudanças e dificuldades que as empresas enfrentarão, o que propiciará aos participantes refletirem se suas empresas estão ou não preparadas para o SPED.  

A palestra será ministrada pelo contador e advogado, Nereu Ribeiro Domingues, sócio-fundador do escritório Gaia, Silva, Rolim & Associados em Curitiba, e Wiliam Sobreira da Silva, gerente do mesmo escritório e professor da Sociedade Paranaense de Ensino e Informática em Curitiba (SPEI). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *