Qual o melhor setor para empreender em tempos de crise?

Crise e oportunidade são lados de uma mesma moeda dizem alguns entendidos em economia. Outra frase muito ouvida é que em momentos de crise é que se acham as boas oportunidades de negócio. A verdade é que estamos em meio a uma crise de grandes proporções, e por isso o empreendedor que quer se lançar no mercado, agora, deve ficar atento.

Não existe um negócio específico que dê certo em tempos de crise. O que vai garantir o sucesso do empreendimento é fazer um bom planejamento e ter o controle sob o seu negócio. A realização de pesquisas de mercado também é fundamental e poderão nortear a direção do negócio.

Neste peíodo do ano, a preferência dos novos empreendedores recai para alguns setores específicos como lojas de confecções, brinquedos, calçados e presentes. Estas lojas certamente se dão muito bem no peíodo que antecede o Natal, mas a retração das vendas é inevitável nos meses de janeiro e fevereiro. Por isso, o empresário tem que estar preparado e fazer uso do seu fundo de reserva. Segundo a consultora do Sebrae, Marcia Giubertoni Borro, devem ter cuidado em negócios focados a produtos cotados em dólar ou que dependem de importação.

Outro detalhe: O empresário deve aproveitar as oportunidades, e não ser um oportunista em tempos de crise, alerta a consultora do Sebrae,  Walderes Bello.  Quem pensa em ganhar dinheiro apenas no curto prazo, focando seu negócio para a crise, dificilmente terá sucesso no futuro. A crise passa, o consumidor recupera o seu poder de compra e para o empresário que pensou  pequeno, o tombo será inevitável.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *