You are here
Home > Sem categoria > Empresas paranaenses expõem produtos orgá¢nicos na Alemanha

Empresas paranaenses expõem produtos orgá¢nicos na Alemanha

As empresas paranaenses Chá Mate Triunfo, de São João do Triunfo; Tozan Alimentos Orgá¢nicos, de Ponta Grossa e Latinex Internacional Comércio e Exportação de Produtos, de Curitiba, estão entre as 32 empresas brasileiras que participam de hoje (19) até domingo (22) da BioFach 2009, em Nuremberg, na   Alemanha. Trata-se da mais importante feira do mercado orgá¢nico do mundo e este ano está reunindo cerca de 1.200 expositores de 116 países.

Os produtos brasileiros estão reunidos numa só marca, a Organics Brasil, e estão sendo mostrados em dois estandes. Pela primeira vez, cinco empresas mostram no pavilhão específico de cosméticos sua linha de produtos, mas sempre representadas pela marca Organics Brasil, que já reúne 71 empresas associadas.

O Organics Brasil é um projeto que nasceu no Paraná por iniciativa conjunta do  Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Aência Brasileira de Promoção, Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os coordenadores do projeto, Ming Liu e Isabela Gloger, estão em Nuremberg conduzindo os expositores e dando suporte á s negociações e rodadas de negócios. Para Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil, a participação nas feiras é muito importante para encontrarmos novas formas de aproximar os compradores internacionais dos produtores brasileiros e ampliar a participação no mercado”.

Mesmo com a crise econômica, Liu acredita que as exportações de produtos orgá¢nicos dos associados ao projeto vão superar as do ano passado, que totalizaram US$ 58 milhões. Ele afirma que a percepção das empresas é otimista porque a demanda mundial continua forte e o Brasil é mais do que apenas um produtor agícola e extrativista de orgá¢nicos. O país também é um fornecedor de produtos de alto valor agregado, processados e industrializados e que se diferencia pelo conceito de sustentabilidade de comunidades étnicas e de cooperativas” destaca.

Segundo Isabela Gloger, da Biofach Alemanha estão participando 32 empresas brasileiras de várias Estados: Paraná, São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Piaui.  Informa, ainda, que as frutas orgá¢nicas, alimentos e cosméticos têm sido os itens de maior demanda nas feiras internacionais e que vem crescendo muito a procura por industrializados feitos a partir de matéria prima orgá¢nica, como as roupas de algodão orgá¢nico e os produtos da Amazônia.

Deixe uma resposta

Top