Escola vai qualificar profissionais para o setor gráfico do Paraná
As indústrias gráficas do Paraná poderão contar com um suporte a mais na qualificação de profissionais para integrarem seus quadros de colaboradores. O Sistema Fiep, por meio do Senai, e em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná (Sigep) e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná (Abigraf-PR), inaugura na quinta-feira (12), á s 17 horas, em Curitiba, a Escola Gráfica Senai, um empreendimento de 600 metros quadrados, localizado na unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
De acordo com o diretor do Senai Paraná, João Barreto, o empreendimento representa a retomada do Senai no atendimento á indústria gráfica do Paraná. Com a Escola Gráfica melhorará a formação de profissionais e, conseqá¼entemente, contribuirá para o aumento da produtividade do setor. O objetivo é atender o Estado todo, embora outras unidades do Senai já trabalhem nesta área, como na região Noroeste.
Segundo Barreto, entre obras para adequação do espaço, reformas e aquisição de novos equipamentos, o Senai investiu cerca R$ 900 mil no empreendimento. A Escola Gráfica conta com uma sala de aula e três laboratórios para editoração, preparação gráfica e impressão.
O retorno direto deste investimento será o aumento da capacidade de atendimento, afirma Barreto. Estima-se que a nova escola terá 500 novos alunos na unidade da CIC, além das 11 mil matículas já programadas para este ano. Além dos cursos de aprendizagem em Editoração Gráfica, que já acontecem no Senai, estão programados cursos de qualificação e de aperfeiçoamento. A programação oficial dos cursos estará disponível a partir do dia 16 de fevereiro.
Para Sidney Paciornik, presidente do Sigep e da Abigraf-PR, a Escola Gráfica será de grande importá¢ncia para melhorar o grau de habilitação dos trabalhadores do ramo.