Ampliação da hidrovia Paraná-Tietê será debatida em Curitiba
A hidrovia Paraná-Tietê, via de navegação que liga Goiás ao Paraná, passando por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, será tema de seminário que acontece nesta quinta-feira (19), em Curitiba, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através de seus Conselhos Temáticos de Infraestrutura e Comércio Exterior. O evento acontece á s 15 horas, no Cietep, na Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botá¢nico.
O seminário reunirá empresários e dirigentes de órgãos competentes dos governos municipal, estadual e federal: Secretaria de Estado dos Transportes, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Ferroeste, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Aência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O objetivo é debater o plano diretor de utilização da hidrovia e obras que ampliem sua capacidade de navegação.
A expectativa da Fiep é que, com a execução das obras previstas no plano, a capacidade de navegação da hidrovia aumente de 800 quilômetros para 2000 quilômetros, e o volume de carga transportada seja ampliado dos atuais 5 milhões de toneladas por ano para 30 milhões de toneladas/ano.