Coca-Cola Brasil busca redução do consumo de água
Alinhada com a plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente, lançada em 2008, a Coca-Cola Brasil segue uma política mundial para recursos hídricos baseada em três Rsâ€: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar essa água; e Reabastecer as comunidades e a natureza. A Viva Positivamente fundamenta-se nos cinco pilares que integram a visão da empresa: performance, portifólio, planeta, pessoas e parceiros. A cada um deles correspondem metas e ações para o aprimoramento permanente e o crescimento sustentável do Sistema Coca-Cola Brasil.
No Sistema Coca-Cola Brasil, a média de consumo de água foi de 2,10 litros para cada litro de bebida produzido, valor que considera a água que vai dentro da embalagem, reduzindo 5% em relação á média do ano anterior. Há 12 anos, o consumo de água na Coca-Cola Brasil era de 5,4 litros/litro de bebida.
A plataforma Viva Positivamente reúne os princípios, valores e áreas de atuação prioritárias para que a operação do Sistema Coca-Cola Brasil continue avançando para permitir o crescimento de forma sustentável. Essa plataforma inclui sólidos compromissos de caráter ambiental, social e econômico da própria operação, como a redução do consumo de água e de fontes não renováveis de energia, quanto externos, como uma efetiva contribuição para redução da evasão escolar do ensino público fundamental. Em relação ao uso da água, o objetivo mundial é devolver cada gota de água utilizada nas bebidas, o que significa reduzir esta quantidade, reciclar a água usada nos processos, e reabastecer as comunidades e a natureza.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Coca-Cola Brasil, José Mauro de Moraes, os 5% de economia de água da Coca-Cola Brasil são suficientes para abastecer 37,5 mil famílias de quatro pessoas durante um mês, considerando um consumo de 200 litros de água, por pessoa, por dia.
Os índices de uso de água apresentados pelo Sistema Coca-Cola Brasil resultaram de iniciativas e investimentos realizados pela Coca-Cola Brasil e pelos 16 grupos fabricantes com o objetivo de otimizar a utilização da água, um insumo básico do setor. Os fabricantes da Coca-Cola Brasil concentraram seus esforços na reutilização da água em diversas etapas da linha de produção, tendo como ferramenta principal as Estações de Tratamento de água. A associação de diversas medidas para economia de água garante integridade absoluta do produto, continuidade de fornecimento e redução de custos de fabricação.
Algumas fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil apresentam consumo na faixa de 1,4 litro para cada litro de bebida. Esse é um benchmark importante para todos os fabricantes do nosso sistema. Nossa rede de fabricantes troca informações o tempo todo e isso, no médio prazo, também faz com que nossos índices fiquem ainda menores, com a adoção de melhores práticas no uso da água. Uma das iniciativas mais importantes e inovadoras foi, por exemplo, a captação de água da chuva para a produção de bebidas, que hoje é realizada por sete fabricantes.â€, completa José Mauro.








