Indústria do vestuário do Paraná investe em qualificação

Para enfrentar a crise e ganhar competitividade no mercado nacional e internacional, as indústrias dos setores do vestuário e confecção da Região Sudoeste do Paraná estão investindo em infra-estrutura e qualificação profissional. Nesta sexta-feira (3), serão inaugurados, em Francisco Beltrão, o Laboratório de Modelagem Informatizada e, em Santo Antônio do Sudoeste, o Centro de Excelência da Confecção.

Os investimentos de R$ 600 mil resultam da parceria do Senai Paraná e demais entidades que compõem o grupo gestor do APL de Confecção Moda Sudoeste. A região sedia cerca de 300 indústrias desses setores, responsáveis por 5.600 empregos diretos.

O Laboratório de Modelagem oferecerá serviços técnicos e tecnológicos á s indústrias da região e atuará também na qualificação e aperfeiçoamento de profissionais. A estrutura poderá atender 20 empresas por mês, além da qualificação e treinamento para turmas de 12 alunos.

Fruto de um projeto do APL de Confecção Moda Sudoeste, o Centro foi viabilizado com recursos captados junto ao Ministério da Integração Nacional, Prefeitura e Associação Comercial de Santo Antônio do Sudoeste. O projeto envolve ainda Sinvespar, Sistema Fiep, Senai e Sebrae, além das prefeituras da região da fronteira com a Argentina.

O Centro atuará na formação de profissionais qualificados para trabalharem nas indústrias da região. Os municípios de Santo Antônio, Pranchita, Barracão, Bom Jesus, Capanema, Pinhal de São Bento, Pérola do Oeste e Ampére abrigam 64 empresas, que geram cerca de 3.500 empregos diretos. A estrutura tem capacidade para formar cerca de 500 novos profissionais por ano e conta com laboratórios de Informática, Costura Industrial, Modelagem e Modelagem Computadorizada, além de Sala de Treinamento e laboratórios de Passadoria e Corte.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *