Panamá busca negócios no Brasil

Na próxima segunda-feira (15) será inaugurada a Cá¢mara de Comércio Brasil Panamá, cujo principal objetivo é estreitar a cooperação econômica entre os dois países e atrair investidores e turistas ao país do canal, um dos mais importantes centros logísticos, financeiros e esportivos do mundo. A cerimônia será presidida pela embaixadora do Panamá no Brasil, Maria Estela De La Guardia.

As exportações brasileiras para o Panamá foram de ordem de US$ 380 milhões em 2007, com os manufaturados representando cerca de 97% das vendas totais do Brasil. Os aviões tiveram um peso relevante, respondendo por 36% do valor total. A Copa Airlines comprou 15 aviões dos quais 11 já foram entregues. Depois dos aviões, os principais itens da pauta de exportação do Brasil para o Panamá foram preparações para elaboração de bebidas (9% do total), automóveis (4%) e ladrilhos de cerá¢mica (1%). A América Central é o terceiro mercado das cerá¢micas brasileiras no exterior e responde por 17% das exportações. Existem segundo a APEX, oportunidades para em setores como móveis, têxteis, plásticos, chocolates, balas, pedras preciosas, materiais elétricos e eletrônicos, alimentos, cerá¢mica, metalurgia, máquinas e tratores e produtos de limpeza. Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Panamá, fornecendo 27% das importações do país e recebendo 38% das exportações.

Para Paulo Bastos Cruz, primeiro presidente da Cá¢mara de Comércio Brasil Panamá, esse país da América Central oferece condições muito especiais para empreendimentos brasileiros que queiram atingir o mercado da região, e também dos Estados Unidos, México e Canadá, por ter acesso tanto aos portos do Oceano Atlá¢ntico como do Pacífico. Além do canal do Panamá, existem modernas ligações ferroviárias e rodoviárias entre os dois oceanos. Segundo ele, o Panamá também é um pólo de turismo e dispõe de uma infraestrutura de qualidade para praticantes de esportes como pesca submarina, golfe e outras modalidades, permitindo unir o lazer á s atividades econômicas e comerciais.

Soma

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