Projeto Garrafa Sustentável recebe investimento de R$ 20 milhões

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) está anunciando investimento de R$ 20 milhões em melhorias no setor de bebidas, por meio do projeto Garrafa Sustentável, que tem como objetivo produzir garrafas em vidro retornáveis, em três embalagens, nos tamanhos 200 ml, 290 ml e 1.000 ml, assim como uniformizar a produção e o transporte das garrafas. Os recursos para a realização do projeto, que será implantado a partir do segundo semestre de 2009, são provenientes de parceria fechada com a Caixa Econômica Federal, no início de junho.

A Afrebras, que representa mais de 130 pequenos e médios fabricantes nacionais de refrigerantes, concentrará suas ações em seis áreas principais, tais como, promover a organização setorial; fomentar o desenvolvimento, crescimento e a competitividade das fábricas nacionais; reduzir os custos de forma global para o setor, com o compartilhamento das garrafas; aumentar divisas; gerar riquezas e empregos para as regiões onde as fábricas estão instaladas; e fortalecer o setor para fazer frente aos dois grandes concorrentes internacionais, que correspondem a cerca de 90% do faturamento do setor.  

O programa Garrafa Sustentável, inicialmente, será responsável pela produção de 20 milhões de garrafas, logo no primeiro ano de implantação, e mais 20 milhões no segundo ano, tendo sido projetado seguindo as regras de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, prática que vem sendo adotada em todo o mundo. 
Segundo o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, o investimento tem como objetivo estimular ainda mais a economia brasileira e a concorrência, expandir negócios, aprimorar a qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, gerar empregos. Hoje, mais de 30 empresas associadas á  entidade já adotaram a iniciativa, ou seja, mais de 30% do setor já comunga do projeto. Os demais produtores devem aderir nos próximos dois anos.
 

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *