You are here
Home > Sem categoria > Hotéis de uma estrela, boa opção para começar um negócio

Hotéis de uma estrela, boa opção para começar um negócio

O mercado de hotéis na categoria uma estrela é um segmento em ascensão. Com uma gestão cuidadosa, instalar um Hotel de uma Estrela pode ser uma boa opção para empreendedores que pretendem iniciar um novo negócio. De acordo com informações da Associação Brasileira de Indústrias Hoteleiras, o Brasil possui um parque hoteleiro com 25 mil meios de hospedagem, dos quais, 18 mil são hotéis e pousadas, que geram nada menos do que um milhão de empregos. No Paraná existem 1.082 hotéis e pousadas de todos os portes, sendo que 227 funcionam em Curitiba. Os empreendedores que visam desfrutar dos negócios da Copa do Mundo têm que apressar o passo.

Hoje, de todo o nosso parque hoteleiro, 70% são empreendimentos de pequeno porte. Por lei, não existe a obrigatoriedade de classificar um hotel. Entretanto, a classificação, que é feita pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira vai conferir maior credibilidade ao empreendimento.

De acordo com cálculos dos consultores do Sebrae, o investimento inicial para abrir um hotel da categoria uma estrela, numa área de 300 metros quadrados, com cerca de 20 leitos, não considerando a compra ou construção do imóvel, é de R$ 300 mil.  Este valor inclui apenas a reforma do local, compra de móveis, eletrodomésticos, roupas de cama e utensílios e equipamentos de cozinha, bem como um porcentual para capital de giro e estoque inicial. Agora se for considerada a compra do imóvel, o investimento será superior a R$ 2 milhões.

Outro detalhe que não pode ser esquecido pelo novo empreendedor:  embora o mercado de hotéis na categoria uma estrela esteja em expansão, com crescimento de 8% a 10% ao ano, o empresário que está disposto a se lançar neste mercado deve estar atento á  alta concorrência. Ela pode reduzir o valor das diárias e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.

Deixe uma resposta

Top