Indústria automotiva está cautelosa para o peíodo pós-crise
Setor responsável por 23% do PIB industrial e por 5,5% do PIB total brasileiro, a indústria automotiva tem suportado bem a crise financeira internacional, graças, especialmente, á manutenção da robustez do mercado interno, o quinto maior do mundo, diretamente beneficiado pelas medidas de redução de impostos tomadas pelo governo federal. Isso porque o mercado externo reduziu-se praticamente pela metade entre janeiro e junho deste ano, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), prejudicando especialmente os fabricantes de caminhões e de máquinas agícolas.
De acordo com vice-presidente da Anfavea, Antonio Megale, que esteve nesta quarta-feira (8), em Curitiba, para uma palestra a empresários e dirigentes sindicais participantes do Fórum Setorial da Indústria Automotiva, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), outros setores também precisam ser incentivados para passar esse peíodo de dificuldade, que no futuro vai acabar.
Empresários do ramo automotivo se mostram cautelosos para o futuro do setor no pós-crise, quando as ações extraordinárias forem extintas. Megale elogiou as medidas governamentais, como a redução do IPI para veículos automotores e do IOF para motos, no entanto lembrou que elas não podem atender a um único setor, mas agirem de forma complementarâ€: Um nível de crédito mais amplo é fundamental para garantir o mercadoâ€, disse. በmuito importante que se busquem medidas principalmente para que o crédito chegue de forma boa para o consumidor e os efeitos da crise sejam minimizadosâ€.
Além da recuperação do crédito, os participantes do Fórum citaram como ação prioritária a ser tomada pelo poder público o investimento em infraestrutura e uma ampla flexibilização das leis trabalhistas. Do Sistema Fiep os participantes do Fórum Automotivo citaram como medidas prioritárias a qualificação da mão-de-obra e a criação de programas específicos de capacitação profissional. Dos sindicatos empresariais e das próprias empresas do setor, as prioridades são a união e articulação das entidades representativas do setor e uma maior participação das empresas nas associações de classes e sindicatos.
Até agosto, a Fiep reunirá representantes de 16 setores da indústria paranaense nos Fóruns Setoriais. Nesta quinta-feira (9) ocorreu o encontro do setor de reparação de veículos. Na próxima semana, serão realizados os Fóruns Setoriais dos setores Eletrônico, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Audiovisual (terça, dia 14); sucroalcooleiro (quinta, dia 16, em Maringá) e moveleiro (sexta, dia 17, em Arapongas).








