Abrabe identifica tentativa de destruição do sistema de distribuição de cerveja

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) protocolou representação junto á  Secretaria de Direito Econômico (SDE), em Brasília, com o objetivo de que a Ambev seja impedida, mais uma vez, de quebrar o sistema brasileiro de distribuição de cerveja existente há mais de cem anos no País. A solicitação foi motivada pelo início da inundação do mercado pelas garrafas exclusivas Ambev de 1 litro, questão bastante similar á  que está sendo discutida desde o ano passado, quando as autoridades antitruste proibiram, liminarmente, a utilização da garrafa exclusiva de 630 ml pela Ambev em quase todo território nacional.

Segundo a diretora da Abrabe, Alexsandra Machado, com essa representação a associação busca a defesa da concorrência saudável, a eliminação de mais uma barreira a novos entrantes na indústria cervejeira nacional e a preservação do direito de livre escolha do consumidor. Para ela, a livre concorrência é fundamental para a inovação. Quanto menores as barreiras á  entrada, maior o número de concorrentes, explica a executiva.

A Abrabe pleiteia á s autoridades que impeçam a empresa detentora de evidente posição dominante de destruir um sistema de distribuição que beneficia o mercado e, especialmente, os consumidores. Na denúncia á  SDE, requereu que a Ambev seja impedida de gravar sua marca nas garrafas de cerveja, de modo a não bloquear sua utilização pelas concorrentes; e que sejam os cascos exclusivos imediatamente retirados de circulação. Importante ressaltar que a Associação não questiona o tamanho diferenciado de vasilhames, mas a adoção de sinais distintivos que impeça sua livre troca.

Plataforma aberta a todas as cervejarias, o sistema de garrafas retornáveis e intercambiáveis permite que cada empresa do mercado necessite apenas inserir seus vasilhames no fluxo já existente, para passar a disputar a preferência do consumidor. O segredo está na possibilidade de utilização do mesmo casco por todas as cervejarias, indistintamente. Outro beneficio importante é que o sistema permite aos estabelecimentos, a cada nova compra, a adequação aos gostos e preferências do consumidor.

Ainda, como ressalta Alexsandra, o escoamento de grande parte da cerveja no Brasil é feito por meio de garrafas retornáveis e de uso comum. Colocar uma marca e fazer a garrafa exclusiva significa criar artificialmente empecilhos para o desenvolvimento das atividades dos concorrentes e a entrada de novas cervejarias no mercado, seja aumentando seus custos, seja fidelizando os consumidores e pontos de venda, conclui a diretora da Associação Brasileira de Bebidas.

Soma

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