Voluntários disseminam empreendedorismo

O que antes era uma fonte de renda incerta transformou-se em negócio estruturado e gerador de empregos. Por muito tempo, a artesá Maria Santina Piotto de Freitas achou que ensinar sua habilidade na produção de enxovais e peças em madeira decoradas era um negócio arriscado, podendo aumentar muito a concorrência a sua volta. Mas, depois de participar de três cursos do Programa Telessalas, ministrados no município de Ibiporá, Norte do Paraná, em 2008, ela percebeu que poderia expandir seu negócio e aumentar sua renda.

Atualmente, a artesá atende cerca de 250 clientes, anteriormente tinha 80. Também realiza cursos e ensina mensalmente 35 alunos.  Maria Santina descobriu novos fornecedores, reduzindo seus custos de fabricação. 
Dobrou sua renda e até matriculou o filho em uma escola particular. 

O Telessalas é um programa do Sebrae Nacional em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que objetiva multiplicar a cultura empreendedora nos municípios e comunidades distantes dos grandes centros, proporcionando aprendizado, aprimoramento e a atualização dos conhecimentos necessários para iniciar novos negócios ou gerir melhor os já existentes. A metodologia utilizada é semelhante a do Telecurso 2000. Os treinamentos são compostos por material impresso, vídeos e trabalhos em grupo ou individuais e são conduzidos por orientadores voluntários, capacitados pelo Sebrae/PR, que abordam temas como empreendedorismo, mercado, finanças e associativismo.

Os treinamentos de novos orientadores têm carga horária de 40 horas e acontecem uma vez por ano. Após serem capacitados pelo Sebrae/PR, eles se comprometem a realizar pelo menos um Telessala e se reúnem semestralmente para uma reciclagem dos conteúdos. Recebem sem custo algum os materiais completos para todos os participantes dos cursos que organizam e contam com apoio permanente dos consultores da entidade. O Sebrae/PR promove periodicamente uma avaliação dos resultados para acompanhar o andamento do projeto e coletar sugestões para melhorias futuras.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *