Importá¢ncia dos portos paranaenses para o comércio exterior

A importá¢ncia estratégica dos portos do Paraná para a cadeia logística do setor produtivo brasileiro e do Mercosul foi debatida nesta quinta-feira (24), durante o VI Seminário Nacional de Logística Integrada e Comércio Exterior. Em sua apresentação, o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, falou sobre a Estrutura e Eficiência nos Serviços Portuários, apresentando os índices de desempenho operacional dos portos paranaenses e os investimentos que estão programados para elevar Paranaguá á  categoria de porto concentrador de cargas (Hub Port”)..

Souza lembrou que, além de dar continuidade aos investimentos em estruturas públicas para recepção e armazenamento de cargas na zona primária e retroárea do Porto de Paranaguá, a Appa tem projetos para ampliar a capacidade operacional, atendendo á s novas tendências da navegação mercante. Segundo ele, os projetos são estratégicos para a busca da eficiência e citour as obras já realizadas como as dos terminais de álcool e de fertilizantes e do pátio de veículos e as que estão para serem licitadas ( como o ovo Silo Graneleiro, o Terminal de Frigorificados e o Terminal Oeste de Exportação de Granéis Sólidos)

Daniel de Souza apresentou, ainda, os projetos de remodelação do cais e aprofundamento dos berços, em andamento, e ações  necessárias para permitir que o Porto de Paranaguá receba navios de grande porte (Panamax e cape size). Segundo o coordenador da Cá¢mara de Logística Integrada da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Jovelino de Gomes Pires, o avanço que houve no Porto de Paranaguá nos últimos anos é indiscutível. A mudança é notável e torna viável sua transformação em um hub port.

Soma

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