Diversos segmentos do comércio vão faturar mais com o Dia das Crianças
Lojas de brinquedos não são as únicas que ganham com as vendas voltadas para o Dia das Crianças. Até segunda-feira, outros segmentos também vão aproveitar para faturar com a data. Neste sentido, livros, maquiagens, perfumes, chocolates, artigos de papelaria, DVDs, CDs e acessórios diversos podem se transformar em opções interessantes de presentes.
Uma pesquisa divulgada esta semana pela Fundação Getúlio Vargas revelou que é menor a intenção dos pais de comprar brinquedos e maior a decisão de presentear com roupas e livros. Mesmo assim, 56% informaram que vão comprar brinquedos, ou seja, um ponto porcentual abaixo do verificado no ano passado. Entre os brinquedos, os campeões em preferência são as bonecas com 12%, carrinhos e veículos com 7,8% e brinquedos educativos com 7,7%.
Já a escolha por presentear com roupas neste Dia das Crianças registrou um aumento de três pontos porcentuais, em relação a 2008. 24% dos pais afirmaram que vão comprar roupas como presente. Também teve crescimento expressivo o item áudio, que engloba aparelhos de MP3 e MP4, que saiu de 2,6% no ano passado para 3,8% agora.
Em meio a escolhas tecnológicas, os pais dizem que pretendem comprar mais livros para os filhos no Dia das Crianças. No ano passado, a categoria ficava com apenas 2% das escolhas, índice que aumentou para 2,5% este ano.
A pesquisa da FGV também revelou que este ano os pais estão sendo mais contidos no valor do presente, e vão evitar gastos desnecessários.