You are here
Home > Sem categoria > São José dos Pinhais continua atraindo novos investimentos

São José dos Pinhais continua atraindo novos investimentos

São José dos Pinhais continua sendo o município do Paraná que mais tem atraído empresas nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, no ano passado, 1.100 novas empresas se instalaram no município e para este ano, a expectativa é de que este número seja ainda maior, me revelou o secretário da Indústria e Comércio de São José dos Pinhais, Christian Bundt (foto).

Nesta quarta-feira (24), por exemplo, foi confirmado um investimento de R$ 37,5 milhões da indústria GME Aerospace Indústria de Material Composto, empresa de origem italiana, que será a primeira fornecedora da indústria aeronáutica a se instalar no Paraná. A empresa vai produzir  peças e conjuntos para a Embraer  e Eurocopter, e também disputará o mercado com fornecedores da européia Airbus. A GME já tem uma unidade em São José dos Pinhais, onde produz componentes para a indústria automotiva.

Também está associado a este projeto da GME a instalação e manutenção de uma escola com capacidade para 50 alunos, dentro de um programa de capacitação e formação para jovens de baixa renda da região, com duração entre 2 a 3 anos.

Segundo me disse o secretário da Indústria e Comércio de São José dos Pinhais, ainda este ano, o município receberá uma gigante do setor papeleiro, de origem finlandesa, que abrirá 350 novos postos de trabalho. E no setor do comércio, duas grandes redes entrarão em funcionamento nos próximos meses. São a mexicana Coppel e a catarinense Havan. Os investimentos das duas redes ultrapassarão a casa dos R$ 20 milhões.

De acordo com o secretário, a vinda de grandes empresas tem atraído também estabelecimentos de menor porte para São José dos Pinhais e, por incível que pareça, não há mão de obra suficiente. No ano passado, 4 mil novos empregos foram criados no município e para ano, mais de 5 mil novas vagas serão abertas. Eu perguntei ao secretário qual é o segredo para atrair tantas empresas e ele me disse que além do amplo trabalho de divulgação que o município tem feito junto a empresas brasileiras e estrangeiras, o que realmente acaba pesando é a sua posição estratégica. São José dos Pinhais é vizinho do aeroporto Afonso Pena, está a 70 quilômetros do Porto de Paranaguá e se localiza num dos maiores entroncamentos rodoviários do País.

Vale lembrar que a industrialização de São José dos Pinhais começou com a Britá¢nia e o Boticário, mas explodiu com a vinda das montadoras Renault e Volkswagen. Hoje, o município tem o 42º maior PIB do Brasil, sendo que 55% vêm da indústria, 40% do setor de serviços e apenas 5% do comércio e agricultura.

 

Deixe uma resposta

Top