Conflitos de trabalho podem ser solucionados com consultoria e treinamento de líderes
Situações de estresse são corriqueiras no dia-a-dia de funcionários e chefia independentemente do porte da empresa. Nota 10 para um líder que consegue administrar um conflito sem deixar sequelas no ambiente de trabalho pois o problema passa a ser preocupante quando o estresse evolui para desavenças entre os funcionários e seus superiores.
Â
A busca por profissionais emocionalmente competentes tem motivado um novo nicho de mercado para consultores em carreira. Empresas que trabalham com Recursos Humanos investem em treinamento de gestores de pessoas com o objetivo de buscar soluções rápidas e certeiras para problemas pontuais de relacionamento entre seus colaboradores.
Â
A psicóloga Renata Maria Reginato, da Clínica Pulsar, em Curitiba, afirma que o coaching é uma das ferramentas que têm sido utilizadas com resultados bastante positivos na soluções de conflito no trabalho. Segundo ela, profissionais emocionalmente competentes conseguem resolver problemas do cotidiano sem comprometer a produção de seu trabalho. Para que isso ocorra é necessário um incentivo das empresas para que o funcionário tenha esse equilíbrio diante das adversidades profissionaisâ€.
Â
Em uma consulta individual ou em treinamento de equipe, profissionais em coaching ensinam que quando há um momento de atrito dentro da empresa é hora de exercitar os quatro pilares que movem essa técnica: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a conviver.
Â
በcom a utilização dessas quatro ferramentas que Renata Maria fala da possibilidade de minimizar ou em muitos casos reduzir atritos no ambiente de trabalho. A psicóloga afirma que um líder deve buscar uma postura solucionadora. Mas sem cíticas e sem julgamento a essa equipe: o líder ou o gestor se coloca na posição do outro”, explica. “O conceito é invertido: o gestor dá o suporte para as pessoas evoluírem no aprendizado.â€
Â
Segundo ela, é possível trabalhar a ampliação da criatividade, autoconfiança e autoestima dos funcionários e do gestor, na busca da solução de um problema de relacionamento profissional. Renata Maria vai oferecer um curso de coaching no Estação Convention Center no dia 19 de março, em Curitiba. O público-alvo são líderes e gestores de equipe. A psicóloga é master coach há mais de 15 anos.