Conflitos de trabalho podem ser solucionados com consultoria e treinamento de líderes

Situações de estresse são corriqueiras no dia-a-dia de funcionários e chefia independentemente do porte da empresa. Nota 10 para um líder que consegue administrar um conflito sem deixar sequelas no ambiente de trabalho pois o problema passa a ser preocupante quando o estresse evolui para desavenças entre os funcionários e seus superiores.
 
A busca por profissionais emocionalmente competentes tem motivado um novo nicho de mercado para consultores em carreira. Empresas que trabalham com Recursos Humanos investem em treinamento de gestores de pessoas com o objetivo de buscar soluções rápidas e certeiras para problemas pontuais de relacionamento entre seus colaboradores.
 
A psicóloga Renata Maria Reginato, da Clínica Pulsar, em Curitiba, afirma que o coaching é uma das ferramentas que têm sido utilizadas com resultados bastante positivos na soluções de conflito no trabalho. Segundo ela, profissionais emocionalmente competentes conseguem resolver problemas do cotidiano sem comprometer a produção de seu trabalho. Para que isso ocorra é necessário um incentivo das empresas para que o funcionário tenha esse equilíbrio diante das adversidades profissionais”.
 
Em uma consulta individual ou em treinamento de equipe, profissionais em coaching ensinam que quando há um momento de atrito dentro da empresa é hora de exercitar os quatro pilares que movem essa técnica: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a conviver.
 
በcom a utilização dessas quatro ferramentas que Renata Maria fala da possibilidade de minimizar ou em muitos casos reduzir atritos no ambiente de trabalho. A psicóloga afirma que um líder deve buscar uma postura solucionadora. Mas sem cíticas e sem julgamento a essa equipe: o líder ou o gestor se coloca na posição do outro”, explica. “O conceito é invertido: o gestor dá o suporte para as pessoas evoluírem no aprendizado.”
 
Segundo ela, é possível trabalhar a ampliação da criatividade, autoconfiança e autoestima dos funcionários e do gestor, na busca da solução de um problema de relacionamento profissional. Renata Maria vai oferecer um curso de coaching no Estação Convention Center no dia 19 de março, em Curitiba. O público-alvo são líderes e gestores de equipe. A psicóloga é master coach há mais de 15 anos.

Soma

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