You are here
Home > Sem categoria > Rocha Loures lança livro sobre Sustentabilidade

Rocha Loures lança livro sobre Sustentabilidade

O empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures (foto), lança nesta quinta-feira (4), em Curitiba, o livro Sustentabilidade XXI – Educar e Inovar sob uma Nova Consciência (Editora Gente, 236 páginas, R$ 59,90), de sua autoria. A obra busca ampliar o entendimento do conceito de sustentabilidade e seus desafios no século corrente, examinando as possibilidades de cooperação entre governo, empresas, universidades, sociedade civil e cidadãos para um esforço conjunto em nome da sobrevivência da civilização. O lançamento acontece na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui, á s 19 horas.

No livro, Rocha Loures relata a experiência que viveu dentro de sua própria empresa, a Nutrimental, líder nacional no mercado de barra de cereais, que em 1997 sofreu uma reinvenção” a partir da adoção de uma abordagem de desenvolvimento chamada Investigação Apreciativa, que permitiu que as mais importantes decisões sobre a vida da empresa passassem a ser tomadas de forma colegiada, com a participação de todos os interessados em suas consequências. O processo inovador levou a empresa a um aumento de 200% na lucratividade e significativa melhora na imagem institucional e na produtividade.

Na apresentação da obra, o empresário defende que o tema sustentabilidade, apesar de vital, está a perigo de ser banalizado, devido a exaustivos debates a que tem sido submetido sem que necessariamente se adotem práticas sustentáveis, porque as diversas crises econômicas tendem a pintar o assunto como item de luxo, sacrificado no altar das conveniências políticas e financeiras setorizadas”. Para Rocha Loures, o debate não pode mais opor desenvolvimento e sustentabilidade em lados distintos: De fato, são duas coisas: é desenvolvimento e é sustentabilidade”. (devemos) ser capazes de sair do debate e da retórica e abraçar corajosamente as ações necessárias para integrar a sustentabilidade na maneira que aprendemos, inovamos e desenvolvimentos a multiplicidade de atividades individuais e coletivas típicas do nosso cotidiano”, escreve.

Deixe uma resposta

Top