Mercosuper movimenta setor de supermercados a partir de domingo
O setor de supermercados do Paraná estará reunido a partir deste domingo (18) em torno da Mercosuper, em sua vigésima nona edição, que acontece nas dependências do Expotrade, em Pinhais. Esta feira, que é considerada a segunda maior do Brasil no setor de varejo, vai integrar a indústria e o comércio varejista de todo o País e terá, inclusive, a participação de empresas de outros países.
Os números da Mercosuper mostram o otimismo do setor supermercadista para 2010. A feira deste ano será maior em todos os sentidos. Segundo informações que eu obtive junto a Associação Paranaense de Supermercados, o número de visitantes, que em 2009 chegou a 46 mil, deve ultrapassar os 48 mil neste ano. No caso dos expositores, 270 empresas estarão nos três dias da feira expondo seus produtos e fazendo lançamentos.Â
Com o tema Negócio Vencedorâ€, a Mercosuper 2010 será marcada também por inovações. Por exemplo, o Instituto Escola Paranaense de Supermercados, que é o braço educacional da Associação Paranaense de Supermercados, está passando por uma profunda reformulação, e dá espaço para a criação da Academia Empresarial APRAS, um projeto de educação corporativa que inclui cursos de extensão, graduação e pós-graduação (MBA), para capacitação profissional do setor.
Na parte da programação de palestras, o foco da Mercosuper é levar capacitação e informações específicas para o público do varejo. Entre as palestras que mais se destacam estão as que serão proferidas pelo ex-jogador de futebol Raí, que falará no domingo (18) sobre o Benefício Individual Dentro do Coletivo. Na segunda-feira (19), a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, falará sobre O Perfil das Empresas e do Profissional na Economia Contemporá¢nea. Já na terça-feira (20), o destaque fica por conta da palestra do articulista e comentarista Max Gehringer, que discorrerá sobre Carreira e Empregoâ€.
Entre as palestras técnicas, a segunda-feira (19) traz a seguinte programação: Ruy Santana, da FAE Centro Universitário, falará sobre Lucratividade pela Inovaçãoâ€. Wagner Weber, também da FAE Centro Universitário, traz o tema Gestão e Sucessão nas Empresas Familiaresâ€. Fernando Arbache, da Fundação Getúlio Vargas-SP, apresenta o tema Tecnologia de Baixo Custo e Alta Performanceâ€. O headhunter Bernt Entschev apresenta a palestra sobre Desenvolvimento Profissionalâ€. João Carlos Lazzarini, da Nielsen Brasil, fala sobre Gestão por Categorias no Futuro do Varejo†e Zeh Henrique Rodrigues, da Brainbox, fala sobre o Design Estratégico para o Ponto de Vendaâ€.
Na terça-feira (20), a programação é a seguinte: José Eduardo Nasser, da FGV-SP, fala sobre Como Ser Bem Sucedido no Cenário Competitivoâ€. Marcos Cunha Silva, do Carrefour, traz a palestra Prevenção de Perdas no Varejoâ€. Altamiro Borges, da Abgroup traz o tema Os Custos da Logística no Varejoâ€. Ulysses Reis, da FGV-RJ, fala sobre Estratégia de Vendas para o Varejoâ€. Samanta Puglia, da Nielsen Brasil, apresenta a palestra com o tema Comportamento do Consumidor†e Miguel Abuhab, da Neogrid, vem com o tema Resolvendo Conflitos entre a Indústria e o Varejoâ€.