Presidente da Fiep defende criação do Ministério da Pequena Empresa

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures (foto), defendeu nesta segunda-feira (24), durante a abertura da 7ª Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, em Curitiba, a criação de um ministério da Pequena Empresa. Segundo ele, da mesma forma que os trabalhadores pleiteiam que o ministro do Trabalho seja ligado aos movimentos sindicais, e isto é justo, por que não temos força para ter um empresário como ministro aconselhando o presidente da República, os empresários precisam de um ministério da Pequena Empresa.

O presidente da Fiep reforçou a necessidade das micro e pequenas empresas (MPE) se organizarem politicamente para terem sua voz ouvida e respeitada na representação política, e ressaltou a importá¢ncia do associativismo: Vamos criar um movimento junto á s pequenas e médias empresas para que se filiem a sindicatos empresariais e participem de associações comerciais, que são fóruns distintos mais igualmente importantes. Para termos o exercício da cidadania plena, é preciso fortalecer a representatividade”, afirma.

Rocha Loures ressaltou, ainda, a importá¢ncia da ampliação do crédito para a inovação nas MPEs, dizendo que o tratamento do crédito para o pequeno e micro empresário deveria ser o mesmo dado ao crédito rural. Ele também voltou a reforçar a tese de que a inovação deve acontecer de forma massiva, afirmando que o Brasil precisa de um plano de inovação que alcance pelo menos 250 mil empresas de todos os campos – indústria, comércio e serviços.

Rodrigo da Rocha Loures também instigou os empresários participantes do evento a se tornarem parceiros do poder municipal. As autoridades locais devem ser parceiras dos pequenos empresários. Prefeitos têm força para ‘emparedar’ os bancos a criar uma carteira especial para as MPEs. Muitas vezes os bancos não são conscientes do potencial do mercado por falta de participação dos empresários no processo político”, afirmou. Estas são formas de inovarmos e nos unirmos para criarmos um ambiente propício ao empreendedorismo. Esta é uma agenda que vai permitir ao Brasil crescer melhor e mais depressa por conta da mobilização e ativismo do pequeno empresário”, finalizou o presidente da Fiep.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *