Vagas no telemarketing devem crescer 70%
O telemarketing é um dos setores que mais cresce no país e já emprega cerca de 850 mil trabalhadores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, a expectativa é que o número de vagas cresça até 70%. De acordo com o diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, a tendência é que a expansão seja ainda maior. Por conta da chegada da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, as empresas terão uma forte atuação em vendas e no atendimento ao cliente. Sendo assim, muitos profissionais da área de telecomunicações serão solicitados.
Só no site da Trabalhando.com.br, empresa de recrutamento online de candidatos, há 42.731 vagas de emprego para Call Center, tanto para atendimento ativo quanto receptivo. As vagas são para diversas regiões brasileiras, com maior concentração de ofertas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com Grinberg, o candidato pode cadastrar seu curículo gratuitamente em apenas 15 minutos. Desse modo, ele passa a concorrer á s vagas de seu interesse de acordo com seu perfil e também é possível candidatar-se á s oportunidades que desejar.
De acordo com o especialista, a área é uma ótima oportunidade para quem busca o primeiro emprego. O profissional aprende a desenvolver algumas caracteísticas essenciais para o mercado de trabalho como, por exemplo, ter jogo de cintura, lidar com frustrações, com pressão e ainda aprimorar o relacionamento interpessoalâ€, diz. Além dos profissionais mais jovens, que têm entre 18 e 26 anos e representam 70% da força de trabalho no país também é possível a atuação de pessoas com mais idade, pois a experiência de vida pode ser um fator diferencial na seleção.
Para entrar na área é preciso ter ensino médio completo, noções de informática e saber se comunicar bem. Os dois primeiros requisitos são fundamentais para o compartilhamento interno de informações e para acessar o sistema durante o auxílio ao cliente em eventuais dúvidas. Já a boa comunicação é o principal requisito comportamental exigido, pois essa é a ferramenta básica de trabalho, destaca Grinberg. Além disso, terá o diferencial aqueles que melhor atenderem os clientes e atingirem as metas.