Feira discute a sustentabilidade através da reciclagem
Muito se tem discutido sobre a reciclagem de materiais e sobre a sua importá¢ncia para o meio ambiente. Mas quais são as verdadeiras alternativas de reciclagem dos resíduos industriais e urbanos, permeando a idéia de sustentabilidade? Em que casos elas tem sido aplicadas? A reciclagem é um tema amplo e que tem enorme importá¢ncia na preservação do meio ambiente. A possibilidade de reutilizar os materiais descartados de forma eficiente, a fim de evitar o esgotamento dos recursos naturais é uma das vantagens, além de evitar a produção excessiva de lixo, grande causa da poluição do meio ambiente.
No Brasil, são produzidos cerca de 2,9 milhões de toneladas de resíduos industriais sólidos. Desses, apenas 22% são reciclados. A reciclagem desses resíduos é um dos maiores desafios da indústria atualmente, isso porque é preciso evitar as contaminações e as agressões ao meio ambiente.
A quinta edição da ReciclAção, que ocorrerá de quarta-feira (16) a sexta-feira (18), no Expo Unimed, em Curitiba, apresentará soluções encontradas para diversos problemas no setor, além de discutir, em paralelo, novas idéias unindo a iniciativa privada com a comunidade científica. O evento agrega em sua estrutura uma feira com mais de 70 expositores, alguns de nível internacional e quatro eventos técnico científicos, tais como o III Seminário de Saneamento Ambiental; II Seminário de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas; Seminário de Reciclagem Agícola: Resíduos Urbanos, Industriais e Rurais e Curso de Introdução ao Mercado de Reciclagem.