Indústria do Paraná já conta com novo programa de inovação

Contribuir para a construção de uma cultura de proteção e de negócios com bens da propriedade intelectual e difundir informações relacionadas a esta área são os objetivos do Programa “Propriedade Intelectual para a Inovação na Indústria” lançado terça-feira (8), em Curitiba, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Para o lançamento, o Sistema Fiep reuniu cerca de 70 empresários paranaenses e promoveu um talk show com a presença da gerente de inovação do IEL Nacional, Diana Jungamnn, que apresentou o programa e o material didático desenvolvido para auxiliar empresários, jornalistas e docentes quanto a importá¢ncia do conhecimento sobre o tema propriedade intelectual para inovação.

O programa disponibiliza diversas ferramentas para empresários, professores, jornalistas e sociedade em geral sobre o assunto. Além disso, oferta dois cursos de Propriedade Intelectual (gratuitos) e o Manual de Gestão da Propriedade Intelectual para o Sistema Indústria. Reportagens, números, o marco regulatório do tema também são disponibilizados no blog (www.propintelectual.com.br).

Mais de 400 técnicos do Sistema Indústria já foram capacitados sobre o tema. Foram também instaladas estações dedicadas para prestação de serviços de informação tecnológica – com foco no acesso a bancos de patentes em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de 20 Senai-DRs. Este programa já foi lançado no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Goiá¢nia. A capital paranaense foi escolhida para sediar o lançamento na região Sul do país, devido a importá¢ncia que dá ao assunto. O Paraná foi o estado da Região Sul que teve o maior aumento de pedidos de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2009 – 7% de crescimento em relação ao ano anterior, contra 5% de Santa Catarina e 2%  do Rio Grande do Sul.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *