No Paraná, adesão ao Empreendedor Individual atinge 33,89% da meta

O programa Empreendedor Individual, lançado em 2009 pelo Governo Federal com o objetivo de estimular os trabalhadores informais a regularizarem suas atuações, atingiu 40% da meta nas adesões desde que o programa foi criado. Ao todo, até o final de junho, mais de 400 mil trabalhadores aderiram ao projeto. No Paraná, o cadastro de trabalhadores informais no programa Empreendedor Individual atingiu no mês passado 33,92% da meta anual do estado. Até o final de junho foram cadastrados 19.166 trabalhadores no programa. A meta estadual é cadastrar 56.503 trabalhadores até o final de 2010. Dados do IBGE indicam que no Paraná há atualmente 565.026 trabalhadores informais em atividade.

De acordo com os dados, o objetivo é atingir o número de 3.215 inscrições por dia, para chegar a um milhão de cadastrados até o final do ano. Em 2003, segundo dados do IBGE, o Brasil tinha 10.355.964 trabalhadores informais em atividade. O estado brasileiro campeão em formalizações é São Paulo, que no final do mês de maio já inseriu no mercado de trabalho formal 67.197 pessoas.

Na avaliação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Valdir Pietrobon, esse é o momento para intensificar os trabalhos em relação ao programa Empreendedor Individual. Atingir 40% da meta é muito importante dentro do programa, pois estimula que o foco no trabalho não se perca. Agora, com bons resultados, temos como estimular quem ainda não aderiu ao projeto”, afirma Pietrobon.

Desde que o novo sistema foi implantado para a regularização do empreendedor individual ficou mais fácil e rápido regularizar a situação do trabalhador informal. Hoje, para se inscrever no programa, é necessário o preenchimento dos dados em apenas uma tela e algumas informações são completadas a partir do cadastro da Receita Federal”, explica Pietrobon.

O Distrito Federal é a unidade federativa que alcançou o maior percentual da meta anual. Até agora, mais de 75% da meta foi atingida. A meta local é cadastrar 9.572 trabalhadores até o final de 2010. Dados do IBGE indicam que no Distrito Federal há atualmente 95.720 trabalhadores informais em atividade.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *