Walmart anuncia programa de rastreabilidade de perecíveis
As carnes e hortifrutigranjeiros comercializados nas lojas Walmart farão parte do programa de rastreabilidade anunciado nesta quarta-feira (11) pelo presidente da rede no Brasil, Hector Núá±ez (foto), em São Paulo, durante o Fórum de Varejo 2010. A rede também assinou com o Ministério da Pesca um acordo de compromisso com o desenvolvimento de práticas sustentáveis do setor. A meta é identificar até 2013 a origem de produção de 100% do pescado comercializado em suas lojas no Brasil. O Walmart comercializa hoje 1,5 mil toneladas de pescados por mês em todo o país.
A cadeia do pescado é uma das mais importantes da economia movimentando e estimulando o desenvolvimento de comunidades e produtos em todo o Brasil. São mais de 800 mil pessoas envolvidas, com grande potencial de crescimento. A produção brasileira de pescado é de 1,1 milhão de toneladas por ano. Estima-se, que o potencial nacional possa chegar a 1,4 milhão de toneladas anuais até 2011, desde que explorado através de manejo rigoroso. Segundo Núá±ez, o Walmart Brasil está engajado em construir uma cadeia do pescado mais sustentável, buscando iniciativas que mobilizem empresas do setor, governo e sociedade.
Para acompanhar os avanços dos fornecedores nos compromissos do Pacto pela Sustentabilidade, o Walmart Brasil desenvolveu um sistema online de monitoramento de indicadores socioambientais, que vão do inventário de emissão de gases de efeito estufa á comercialização de produtos ligados ao desmatamento ilegal da Amazônia ou assinatura do Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo, do Ministério do Trabalho. Até 2011, 100 da cadeia de abastecimento reportará seu progresso em relação á s metas assumidas conjuntamente.