Comércio reforça estoques

Diante das previsões de crescimento de 7,5% do PIB para este ano, o comércio está otimista com relação á s compras de fim de ano. A expectativa é de que as vendas do comércio varejista de uma geral cresça entre 15% e 20% em relação ao Natal de 2009. Diante destes números, os empresários estão preocupados com a formação dos estoques.

Eu conversei agora a pouco com o economista da Federação do Comércio do Paraná, Vamberto Santana, e ele me disse, que diante do aumento das vendas previsto, os varejistas devem reforçar os estoques de mercadorias. Ele aconselha um reforço de até 30% sobre as compras feitas em igual peíodo do ano passado. De acordo com o economista, o lojista não pode permitir que faltem mercadorias nas prateleiras, sob pena de perder o consumidor para a concorrência. Outra vantagem de comprar em quantidades maiores é o desconto obtido. Se sobrar mercadoria, elas poderão ser usadas para compor as liquidações de janeiro e fevereiro. Aliás, hoje uma boa parte da população prefere comprar eletrônicos em janeiro

Outro ponto observado neste último trimestre do ano, é que com a queda das cotações do dólar em relação ao real, muitos lojistas estão optando pelos produtos importados. Na avaliação de Vamberto Santana, este, sem dúvida alguma, será o Natal dos importados. Em alguns setores, o que se verá é que os importados ocuparão o espaço dos produtos nacionais. E para concorrer com a mercadoria importada e não precisar demitir, a estratégia utilizada pela nossa indústria é reduzir cada vez a margem de lucro.   

A consultoria MB Associados estima que o crescimento real das vendas do varejo no Brasil em 2010 será de R$ 92 bilhões, considerando que o Natal representa até 20% do volume total de vendas em algumas redes de varejo, este incremento representaria R$ 18,4 bilhões circulando a mais no comércio em relação a dezembro de 2009.

Soma

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