Mercado de embalagens metálicas cresce 5%

São sacolas, latas e caixas. Nenhum segmento ficou de fora do crescimento expressivo da indústria de embalagens em 2010. Segundo estudo da Associação Brasileira de Embalagens, a produção do setor cresceu 16,29% no primeiro semestre deste ano e deve fechar 2010 com o montante de R$ 40 bilhões em vendas. O setor de embalagens foi um dos que se recuperou mais rapidamente da crise. Depois de uma queda de até 11,7%, no início de 2009, a produção foi retomada.

O mercado de embalagens metálicas para a indústria química tem seguido a mesma linha de recuperação. A expectativa para o setor é de crescimento de 5% em volume de produção neste ano  e cerca de 2% em crescimento de faturamento. Como em 2009 este segmento teve  decréscimo  de -2%, podemos perceber que, agora, está superando os efeitos da crise”, explica Jorge Kuser, consultor de negócios da Go4!Uma das empresas beneficiadas por este crescimento é a paranaense Metalgráfica Trivisan, que fabrica latas de tinta. Este ano vamos fechar com um crescimento de 15%, três vezes mais que o setor”, explica o diretor Clésio Woehl. A empresa lançou novos produtos e alavancou a participação no mercado.

O mercado de imóveis, impulsionado pelo boom da construção civil, alavancou o crescimento do mercado de tintas e, consequentemente, a produção de embalagens metálicas. A pintura, uma das fases finais de acabamento, gera um crescimento deste setor. Para 2011, as expectativas de venda devem depender do comportamento dos preços no mercado interno. serão influenciadas pelos preços de insumos internacionais (como aço e matérias prima de tintas) e pelas políticas comerciais das empresas”, afirma Kuser.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *