You are here
Home > Sem categoria > Volume reduzido e volatilidade serão as marcas da Bolsa neste final de ano

Volume reduzido e volatilidade serão as marcas da Bolsa neste final de ano

As duas últimas semanas de 2010 deverão ser marcadas pelo volume reduzido de negócios na Bolsa, o que poderá causar certa volatilidade ao mercado acionário. As expectativas de elevação dos juros para 2011 também se refletirão no comportamento dos investidores, avaliam os analistas do mercado financeiro.  A última ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) trouxe uma clara mensagem de alta dos juros.

A semana mais curta deve contribuir para que a Bolsa continue sem força, e a tendência é que o Ibovespa encerre o ano abaixo dos 70 mil pontos. Já no cenário externo, os mercados acionários não ficaram satisfeitos com os recentes indicadores econômicos positivos, em parte por causa da preocupação que a crise fiscal européia gera. Na avaliação da equipe de análise econômica do banco Société Générale, no começo do próximo ano devem acontecer mais encontros de emerência entre as lideranças da Europa, além da Zona do Euro precisar de uma solução rapidamente. Outra importante economia que deve chamar a atenção dos investidores por causa de suas perspectivas econômicas nesta semana é a China e o aumento dos juros pode acontecer antes mesmo do fim do ano.

Por fim, nesta semana os mercados também devem avaliar atentamente os números do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano no terceiro trimestre deste ano, que serão divulgados na próxima quarta-feira (22).

Nesta segunda-feira (20), o índice da BM&FBovespa fechou com baixa de 1,06% em 67.264 pontos. Já o dólar comercial, depois de um dia de instabilidade, apresentou queda de 0,41%, interrompendo uma sequência de três altas, ficando cotado na venda a R$ 1,708. O conflito entre as Coreias e novidades da Europa movimentaram o cá¢mbio, que também fora influenciado pela nova intervenção do Banco Central e pela agenda doméstica.

Deixe uma resposta

Top