50% do Terminal de Contêineres de Paranaguá é vendido para empresa global

A Advent International, empresa global de private equity, anunciou nesta sexta-feira (14), a aquisição de 50% do capital social do Terminal de Contêineres de Paranaguá S/A (TCP), terceiro maior terminal portuário de contêineres do Brasil. O valor da transação não foi divulgado. Todos os acionistas atuais do TCP – Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda.,Grup Maritim TCB S.L. e Galigrain S.A – continuam a deter participação na empresa.  O investimento da Advent no TCP, que ainda está sujeito á  aprovação dos órgãos reguladores competentes, permitirá á  empresa aumentar sua capacidade em cerca de 70%, por meio da construção de um terceiro píer de atracação e da compra de novos equipamentos.

Fundado em 1998, o TCP detém a concessão para a operação do terminal de contêineres localizado no Porto de Paranaguá, o 2º maior porto do país, atrás apenas do Porto de Santos. Com movimentação atual de aproximadamente 675 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano e área total superior a 320 mil metros quadrados, o TCP ocupa posição de destaque no cenário internacional de logística, sendo o porto de escala da maioria dos navios de contêineres que operam linhas internacionais e de cabotagem na costa brasileira. Os serviços oferecidos pelo TCP incluem carga e descarga de navios, armazenagem alfandegada de contêineres, monitoramento de contêineres refrigerados (reefers), estufagem de contêineres, operação intermodal utilizando desvio ferroviário, entre outros.

O mercado de contêineres no Brasil cresceu a uma taxa média superior a 10% ao ano nos últimos 12 anos e deve continuar crescendo nos próximos anos, em virtude do aumento das importações e exportações do país. Nos primeiros nove meses de 2010, o País movimentou 4,1 milhões de TEUs, crescimento de 14,2% em relação ao mesmo peíodo de 2009. Já no terceiro trimestre de 2010, o Brasil movimentou o recorde histórico de 1,5 milhões de TEUs.

Depois de analisarmos diversas opções, concluímos que a associação com a Advent International é sem dúvida aquela que nos permitirá acelerar o processo de crescimento e geração de valor no TCP, que se traduzirá em melhores serviços para nossos clientes”, destaca David Simon, diretor geral do Terminal de Contêineres de Paranaguá, que continuará a frente das
operações da empresa ao lado de Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente, que coordenará a área Comercial e de Relacionamento Institucional do TCP. A experiência da Advent em aquisição de empresas e expansão das atividades para segmentos adjacentes vêm ao encontro do que estamos perseguindo nessa nova fase da empresa”, completa Moraes e Silva.
Além disso, o Grup Maritim TCB S.L. continuará assessorando o TCP e seus executivos na nova fase que começará a partir de agora.

O investimento da Advent permitirá ao TCP colocar em prática um amplo plano de expansão de capacidade e melhoria de produtividade, por meio de uma série de iniciativas, como por exemplo, a construção do 3º píer de atracação do
terminal – extensão de 315 metros com previsão de início das obras ainda em 2011 – e a compra de novos equipamentos para o terminal, incluindo três novos portêineres pós-panamax (guindastes aptos a operar em navios de grande porte) – um deles já em fase final de testes e com início de operação previsto para as próximas semanas; e outros dois ainda este ano – além de diversos equipamentos como transtêineres, empilhadeiras e caminhões para elevar a capacidade da retro-área do terminal. Após estes investimentos, a capacidade do terminal deve crescer substancialmente, saltando dos atuais 700 mil TEUs/ano para mais de 1.200.000 TEUs/ano.

Outro plano do TCP é atuar em segmentos adjacentes de logística, oferecendo a seus clientes uma solução completa de transporte, desde a retirada da mercadoria até o embarque nos navios. Para Luiz Antonio Alves, Managing Director da Advent International no Brasil e responsável pelo investimento no TCP, a experiência da Advent no setor de infraestrutura na América Latina. Atualmente somos um dos maiores operadores aeroportuários da região, administrando aeroportos no México e República Dominicana. Estamos certos de que poderemos gerar valor para o TCP, seus clientes e parceiros e confiantes de que obteremos sólido crescimento nos próximos anos”, afirma Alves, acrescentando que entre os objetivos da Advent estão a melhoria dos serviços e da produtividade do terminal. Ao longo de sua história, o TCP construiu uma reputação invejável tanto junto a seus clientes importadores e exportadores quanto junto á  comunidade de armadores. Entretanto, acreditamos que é possível fazer ainda mais para aprimorar os serviços prestados, e, certamente, os investimentos planejados devem elevar o TCP a um padrão internacional de produtividade e qualidade dos serviços”.

A Advent foi assessorada na transação pelo Banco Bradesco BBI S.A. e pelos escritórios Barbosa, Mussnich & Aragão Advogados e Tozzini Freire Advogados. O TCP foi assessorado pelo Banco Santander e pelos escritórios Souza Cescon,
Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados e EBM Advogados.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *