Empresa da Noruega apresenta empreendimento que pode inserir Paraná no pré-sal

A Subsea 7, uma das maiores empresas de engenharia submarina do mundo, está chegando ao Paraná com um projeto de implantação, em Pontal do Paraná, de uma unidade de soldagem automatizada e infraestrutura para receber embarcações especiais de lançamento de tubos ígidos de aço, que serão utilizados na implantação de sistemas de produção de óleo e gás em águas profundas e ultra-profundas.

A proximidade do empreendimento com a região do Pré-sal, na Bacia de Santos, pode colocar o Paraná numa situação privilegiada em relação á  indústria do petróleo, que tem forte incremento com as novas reservas descobertas no litoral brasileiro.

Para a instalação da unidade de Pontal do Paraná, a empresa adquiriu na baía de Paranaguá uma área de 2.600 hectares, dos quais apenas 3% devem ser ocupados sob a vigilá¢ncia de profissionais especializados em preservação. O Parque vai operar com tecnologia avançada, sem geração de efluentes industriais e com impacto mínimo nos recursos naturais da região.

O funcionamento do Parque de Construção Submarina do Paraná também irá dinamizar a economia do município e de todo o estado. Estudos apontam que a empresa vai gerar para Pontal do Paraná cerca de R$ 3,8 milhões/ano em receitas de Imposto sobre Serviços (ISS). Isso representa um aumento de quase 160% em relação ao que arrecada atualmente. Sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que amplia o benefício para todo o estado, projeta-se a geração anual de R$ 10,8 milhões. Por lei, 25% desse montante também será destinado aos cofres do município. Além disto, está prevista a criação de 600 postos de trabalho, diretos e permanentes, com intenso emprego de mão de obra qualificada local e reflexos imediatos e diversos sobre a economia de toda a região litorá¢nea.

Ao longo de 2010, foram realizadas audiências públicas com envolvimento da comunidade local. No último dia 22 de dezembro, a licença ambiental prévia foi concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná atendendo amplamente todos os pareceres técnicos realizados pelo IAP ao longo do processo que envolve o Estudo de Impacto Ambiental.

A Subsea 7 é uma empresa norueguesa, listada na Bolsa de Oslo, líder mundial em construção e engenharia submarina.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *