Acabou a era do generalista

Um dos assuntos mais comentados, atualmente, é a falta de mão de mão de obra especializada. Segundo uma pesquisa de 2010, realizada pela PriceWaterHouseCoopers, revelou que 51% dos líderes globais consideram a escassez de profissionais especializados uma ameaça aos negócios, e 63% dos gestores brasileiros vêem a escassez como um obstáculo para o crescimento de seus negócios no país.

O consultor em Gestão de Pessoas, Eduardo Ferraz, afirma em seu livro Por que a gente é do jeito que a gente é?” que acabou a era do generalista. Aquele que sabe de tudo um pouco, não sabe muito de nada, e falta de foco é uma tremenda perda de tempo e dinheiro”. Segundo Ferraz, é fundamental que as pessoas invistam no autoconhecimento, identifiquem seus pontos fortes, e os aprimorem, por meio de treinamento e prática.

Em sua obra, o consultor apresenta testes e questionários para auxiliar o leitor a se autoconhecer, a identificar seus talentos, e como fazer para aprimorá-los. Eduardo Ferraz afirma, ainda, que aqueles que se especializam no que gostam produzem substancialmente mais, e sugere que o leitor  aperfeiçoe-se para fazer a diferença”.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *