Balança comercial do Paraná tem déficit pelo sexto mês consecutivo
Os números da balança comercial do Paraná voltaram a apresentar déficit em fevereiro de 2011. Neste mês as exportações somaram US$ 1,027 bilhão contra US$ 1,175 bilhão das importações, fechando o peíodo com um saldo líquido negativo de US$ 147 milhões. Em relação aos resultados de janeiro, houve leve melhora na situação paranaense. As exportações do estado apresentaram alta de 18,78% enquanto as importações ficaram 8,46% abaixo do nível registrado no mês anterior. O resultado acumulado da balança comercial nos primeiros dois meses de 2011 atingiu saldo negativo de US$ 566 milhões. Se somados os seis meses de déficit – entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011 – o saldo acumulado chega a US$ 1,141 bilhão negativo. Este é o nível mais baixo das marcas históricas para o mês de fevereiro.
Segundo a análise do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), essa tendência sinaliza alguma restrição á sustentação da atividade econômica interna a curto prazo e poderá ser ainda impactada pela possível deterioração no fluxo de comércio internacional (Paraná e Brasil) decorrente da crise de alguns países da zona do Euro.
Esta diferença se deve á apreciação do real frente á s outras moedas de circulação internacional, processo que vem comprimindo sistematicamente as receitas em moeda corrente doméstica dos exportadores e prejudicando a competitividade dos produtos paranaenses no exterior.
Quando analisada a divisão por grupos de produtos, o setor de Carnes (bovinos, aves e suínos) foi o que teve a maior participação nas exportações entre Janeiro e Fevereiro, com 16,62% do total, registrando um aumento de 29,16% em relação ao mesmo peíodo de 2010. Na segunda colocação, os produtos do Complexo Soja tiveram participação de 16,33%, registrando aumento de 150,65% em relação ao ano passado. O terceiro colocado foi Material de Transportes, com 13,39%. Em relação aos resultados de 2010 este setor mostrou queda de 16,59%.








