Dicas para evitar o consumo por impulso

Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Quem já não saiu de casa para comprar um presente de aniversário para um parente ou apenas adquirir aquela camisa nova e, ao entrar em uma loja, saiu com mais itens que o planejado? Satisfação garantida no momento das compras, porém, aquele posterior (e quase imediato) peso na consciência por ter gastado mais do que devia. Estas são algumas das reações do consumo por impulso.

Para algumas pessoas é muito difícil evitar o impulso no momento das compras, principalmente ao se deparar com as táticas de vendas utilizadas pelos comerciantes. O coordenador do curso de Marketing da Pós-Graduação da FAE, Douglas Zela, revela alguns passos que seduzem o consumidor, e que você pode levar em consideração na próxima visita ao shopping:

1º) Fator preço ou a promoção do preço. “Na vitrine das lojas é o que mais chama a atenção das pessoas, com aqueles grandes adesivos estampando uma promoção de até 60% de desconto, por exemplo. Isso faz com que o consumidor assuma a possibilidade de aproveitar o momento e levar mais do que planejou comprar inicialmente”;

2º) Mostrar novidades. “São as iscas que os lojistas lançam para o consumidor. Sempre haverá itens em destaque nas lojas, o que gera curiosidade por parte de quem vai comprar e cria um meio de aproximação natural do vendedor”;

3º) Sentimento do consumidor. “Os lojistas mechem com o sentimento das pessoas de diversas maneiras possíveis. Por exemplo, quando você vai comprar um presente para o seu filho, muitas vezes os produtos que estão nas vitrines das lojas são aqueles que remetem á  infá¢ncia dos pais, criando essa espécie de nostalgia e a necessidade de conceder a mesma alegria do passado aos seus filhos”.

Segundo Zela, pensar antes de comprar evita a aquisição de itens dos quais não se precisa naquele momento. “Mesmo que a compra por impulso dê prazer, é preciso agir mais com a razão”, aconselha o professor. Já o professor de Finanças da FAE, Amilton Dalledone Filho, diz que o consumo por impulso é praticamente inevitável entre os brasileiros. “በa nossa cultura latina. Agimos por impulso e esse comportamento sempre estará presente na nossa sociedade. Mas isso também não quer dizer que não podemos melhorar ou controlar nossas ações. Para isso, existem alguns meios que podem ajudar bastante”. Confira algumas dicas:

1º) Utilizar a internet. “O interessante é que você pode gastar o tempo que for preciso para escolher o que quer sem a interferência de propagandas apelativas e indutivas, pesquisando os melhores preços, ofertas e promoções”;

2º) Sair de casa sem dinheiro. “E isso vale também para o cartão de crédito ou mesmo o talão de cheques. በuma forma de você impedir aquela compra por impulso. Sem dinheiro, sem compras. Saia de casa para comprar apenas quando tiver certeza do que quer”;

3º) Junte dinheiro. “Não é apenas com as promoções que você economiza. Juntar dinheiro para negociar descontos e compras á  vista faz uma grande diferença no orçamento. Além de você planejar a aquisição de um bem ou serviço, evita, novamente, a compra por impulso”.

Soma

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