Indústria do Paraná ganha nova metodologia para programa de equidade de ênero
A equidade de ênero gera qualidade de vida na indústria, além de ser um item avaliado no balanço social das organizaçõesâ€, explica o diretor superintendente do Sesi-Pr, José Antonio Fares. Ele lembra que os indicadores de responsabilidade social e de sustentabilidade das empresas incluem esse tema como um elemento estratégico da gestão socialmente responsável. O desenvolvimento desta metodologia, bem como a sua publicação, é uma contribuição para as empresas na área de responsabilidade social corporativaâ€, declara Fares.
A publicação disponibilizada para as empresas serve como um guia para a implantação, multiplicação e autoavaliação de práticas de valorização da equidade e diversidade na indústria. A metodologia apresenta sete fichas estruturadas com textos, estatísticas, leis, referências, perguntas para a empresa refletir sobre sua realidade e diagnosticar possíveis distorções e soluções, além de passo a passo de práticas em prol da equidade desenvolvidas pelas empresas pesquisadas.
As sete fichas abordam os temas: Equidade de ênero, Valorização da Diversidade e Sustentabilidade, Políticas de Recrutamento e Seleção, Ascensão Funcional, Plano de Cargos, Salários e Carreira, Política Equitativa de Benefícios, Saúde, Segurança e Não Violência no Trabalho, Liderança pela Sustentabilidade na Cadeia de Valor, Educação, Treinamento e Formação de Lideranças Inovadoras.
Haverá oficinas de lançamentos da nova metodologia em todas as regiões do estado: em Ponta Grossa na próxima segunda-feira (28), Londrina, que acontece na terça-feira (29), em Maringá (30) e em Toledo, na quinta-feira (31).